segunda-feira, 11 de maio de 2009

Memórias de infância: A "baixinha"




Com a devida vénia ao 'JM':

"Autárquicas 2009
Ribeira da Janela quer ligação da foz ao ilhéu.
A prioridade das prioridades para a freguesia da Ribeira da Janela é arranjar a estrada regional, a qual encontra-se bastante degradada.
Por outro lado, faz falta uma ligação entre o “Pontão” na foz da Ribeira da Janela e o ilhéu conhecido por “Baixinha”, permitindo o apoio ao parque de campismo.
Quem o diz é o presidente da junta de freguesia, Ricardo Pereira.
Aquele representante do órgão de poder local da Ribeira da Janela diz saber que os melhoramentos da estrada principal que passa naquela freguesia estão condicionados pelas obras que vão ser feitas ao nível de saneamento básico.
«Quando fizerem a obra de saneamento básico, deitarão uma camada de alcatrão», apurou o presidente da junta quando quis indagar sobre a situação.
Quanto ao pontão entre a foz e o ilhéu da Ribeira da Janela, o presidente da junta considera que esta obra viria servir aqueles que usam o Parque de Campismo e aos residentes que quisessem, por exemplo, ir passear na zona ou até pescar.
De qualquer forma, Ricardo Pereira diz saber que o investimento não faz parte do programa de Governo.
Acredita, contudo, que o investimento poderá surgir tendo em conta que o presidente do Governo Regional mostrou-se sensível a esta preocupação da junta, colocada na inauguração da frente-mar da Ribeira da Janela.
De resto, conforme adianta, em declarações prestadas ao JORNAL da MADEIRA, o presidente da junta da Ribeira da Janela, aquela freguesia está muito bem servida a todos os níveis.
Para o Centro de Saúde, por exemplo, «não há lista de espera.
Todos têm o seu médico de família», considera Ricardo Pereira.
Apoio à natalidade sem resultados
O presidente da junta diz também que, no que toca à Educação, as crianças da freguesia estão a ser transportadas para o Porto Moniz, sendo não tem havido quaisquer complicações a esse nível.
Os menos jovens, por seu lado, podem desfrutar do Centro de Dia que proporciona diversas actividades de ocupação de tempos livres.
A freguesia da Ribeira da Janela dispõe de uma população bastante envelhecida, sendo que contam-se já três anos que não nascem bebés por aquelas bandas.
A junta de freguesia «foi a primeira da Madeira e, provavelmente do país, a dar apoios aos casais que tiverem filhos». Ainda assim, este incentivo não tem dado muitos resultados.
«Nem com a promessa de 500 euros de apoio, se vimos alguém se decidir a ter um filho», ironiza Ricardo Pereira.
Quanto ao futuro, o presidente da junta considera que a Ribeira da Janela tem todas as condições para vingar no turismo rural.
«Acho que devia aparecer algum privado a investir nesta zona. Viria dinamizar bastante esta zona», refere Ricardo Pereira.
Por outro lado, o presidente da junta daquela freguesia do concelho do Porto Moniz defende que deveria ser feita uma canalização para que no sítio do Fanal, as águas pluviais não se perdessem para as ribeiras.
«Era importante uma ligação entre a churrasqueira do Fanal e a lagoa natural localizada mais baixa», afirma Ricardo Pereira. «Era uma forma de evitar que faltasse água no Verão», prossegue.
No que diz respeito a obras levadas a cabo pela própria junta de freguesia, Ricardo Pereira diz que foram recuperadas mais de 30 veredas e vedados todos os poços da freguesia.
«Está tudo feito mas ainda há pessoas que dizem mal», refere o presidente da junta da Ribeira da Janela.
«Temos os tanques todos protegidos», sublinha, para logo adiantar que o órgão a que preside também apoia algumas famílias carenciadas.
Questionado sobre o relacionamento entre a junta que preside e a autarquia do Porto Moniz, Ricardo Pereira considera-o de excelente, uma vez que a edilidade nunca fecha a porta a um pedido do órgão a que preside.
Há 8 anos como presidente da junta da Ribeira da Janela, Ricardo Pereira mostra-se disponível para continuar à frente dos destinos daquela freguesia caso o partido assim o entenda.
«Sinto-me bem nisto», afirma Ricardo Pereira, o qual já foi o mais novo presidente de junta do país.
A Ribeira da Janela é uma freguesia com cerca de 180 eleitores dos seus cerca de 200 habitantes".
Comentário:

"A Baixinha" esteve sempre presente no meu imaginário de infância. Depois dos banhos nos 'poços' da ribeira, a aventura no mar começou com "a Baixinha".
Primeiro com bóia (uma velha câmara de ar de um gigante pneu de 'caterpilar'), depois sem apoio nenhuma.
Enfrentar as ondas era uma aventura. Em grupo porque os mais experientes deviam ajudar os mais novos.
Ainda cheguei, sem qualquer resultado, pescar na "Baixinha". Sem resultados. Sou um mau pescador amador.
A próxima etapa seria o ilhéu da Ruama mas deixei a Ribeira da Janela aos 11 anos para estudar no Funchal e gorou-se esse objectivo/conquista que outros mais velhos alcançaram a nado.
Curisosa, conforme comprova documento em anexo, foi o facto do ilhéu da Ruama, ou da Rama, ter sido outrora fruto de arrematações.
A Câmara do Porto Moniz ganhava algum dinheiro pela erva que 'vendia' do referido ilhéu que só podia ser acedido de barco.

Sem comentários: