terça-feira, 26 de abril de 2011

Memórias de infância: Bisnaga



A expressão deriva do latim 'pastináca', ou 'pastinaga'. Designava uma espécie de cenoura. E talvez seja pela forma de cenoura que se adquiriu a expressão 'Bisnaga'.

Era mais frequente outrora. Havia bisnagas para tudo. Desde bisnagas para cremes medicinais, pastas de dentes, massa de tomate, cola, cera para soalho, etc.. Não havia daquelas tipo ketchup em roulotes de venda ambulante, óleos e protectores solares.

Uma bisnaga, em bom português, é um 'tubo'. Talvez 'tubo' seja um sinónimo de 'bisnaga', mas um sinónimo tipo primo em segundo grau.

No Brasil, 'bisnaga' também designa um brinquedo cheio de água ou de um líquido aromático que se usa no Carnaval. Também no Brasil 'bisnaga' é um tipo de pão comprido semelhante ao cacete.

Poder-se-ia dizer, grosseiramente, que 'bisnaga' é um 'tubo' (???), em regra de metal ou plástico flexível, que contém algo.

Em linguagem botânica, trata-se de uma planta, da família das umbelíferas, espontânea em Portugal, também denominada 'bisnaga-das-searas' e paliteira.

Na minha terra, em criança, a 'bisgnaga' era outra coisa. Depois de vazia, era utilizada como brinquedo para, por exemplo, jogar água aos outros.

Sem comentários: