sábado, 16 de agosto de 2008

Pragas


São mosquitos, baratas, ratos, pulgas, lagartixas, arraiais, 'parties', gafanhotos (este ano ainda não chegaram de África), areal (Porto Santo em Agosto), José Manuel Coelho, desemprego, 'cunhas', tráfico de influências, Arena do Marítimo (leia-se Barreiros), mosca da fruta (a propósito, que é feito da privatização da fábrica), bajuladores, hipocrisias...

São as pragas que atacam os jacarandás e as tipuanas, a "psila dos citrinos", o bichado e as bichonas, o "piolho da castanho", os telejornais com peças para encher chouriço, a "lagarta mineira dos citrinos" (que se combate com a vespa predadora de Israel), a "mosquinha branca" e a "conchonila", a "formiga branca", a larangite aguda, a sarna nos lares de idosos, a "Mixomatose" dos coelhos, a varroa das abelhas, a praga do pinheiro, a graça sobre o engraçado Pinto de Sousa....

Sei lá!

Tantas pragas que o calor do Verão nos traz.

Ultrapassam mesmo as 10 pragas do Egipto, as dez pestes que Deus teria enviado pelas mãos deMoisés sobre o Faraó e o seu povo, para que Israel fosse libertado da terra doEgipto e reconhecesse a unicidade de Deus.

Só que, ao contrário de antigamente, em que as pragas eram dirigidas a divindades egípcias específicas, como o Deus Nilo, com as pragas hodiernas temos TODOS de gramar.


Hoje, conforme atrás se enumerou, são muitas as PRAGAS e mais aquelas que o leitor quiser acrescentar no espaço abaixo.

Agora a sério!

Se a Humanidade não toma juízo até ao final deste século há muitas pragas que vêm a caminho.

Por exemplo, até ao final deste século, é esperada para o nosso arquipélago uma subida da temperatura média da ordem dos 2 a 3 graus, que poderá ser acompanhada de uma redução até 35% da precipitação actual.

Prevê-se, igualmente, uma diminuição da disponibilidade de água entre 40% e 50%.

DÁ QUE PENSAR...

Sem comentários: