sexta-feira, 1 de agosto de 2008

The Star Tracking

Ontem, o Presidente da República, Cavaco Silva descreveu os portugueses membros da rede 'The Star Tracking - Odisseia do Talento', como "a linha avançada da projecção de Portugal no Mundo" e agradeceu-lhes a sua acção.
Nascido de uma iniciativa privada, o 'The Star Tracking' pretende identificar o talento global português que existe dentro e fora de Portugal, nas mais variadas áreas, e incentivar a partilha de experiências e informações dessa comunidade com o objectivo de criar valor para o País.
No encontro promovido pelo 'The Star Tracking', na Praça de Touros do Campo Pequeno, o Chefe de Estado classificou os membros daquela rede como "gente que não se resigna, com vontade de vencer e de ir mais além, que tem uma visão positiva do País".
À noite, numa comunicação ao país, Cavaco borrou a pintura.
Dirigiu-se aos portugueses para faalr das suas reservas em relação ao Estatuto Político-Administrativo dos Açores.
Reservas a uma proposta que foi aprovada por unanimidade nos Parlamentos regional e nacional.
Dir-se-ia, RESERVAS À AUTONOMIA.
Ora, ao contrário dos deputados da Madeira, que preferiram não mexer no seu Estatuto, os parlamentares à Assembleia Legislativa dos Açores criaram uma comissão eventual para revisão do seu Estatuto Político-Administrativo.
A referida comissão realizou, ao longo de 2005 e 2006, uma série de audições ao actuais e anteriores presidentes do Parlamento açoriano e do Governo do arquipélago e a todos os partidos políticos que se tinham candidatado nas Eleições Legislativas de há quatro anos.
Agora, vem Cavaco Silva, dir-se-ia egoisticamente, comunicar ao país que tem outras reservas (possível inconstitucionalidade de outros artigos). Depois de terça-feira, o Tribunal Constitucional ter confirmado a inconstitucionalidade de oito das treze normas suscitadas por Cavaco Silva.
Também tenho as minhas reservas em relação às reservas de Cavaco.
Será que se o governo dos Açores não fosse socilista, Cavaco não tinha tantas reservas?
É que, a comunicação ao país pareceu-me uma intervenção político-partidária e pouco institucional.
Há mais vida para além dos formalismos de um Estatuto!
O país tem outros problemas sérios a discutir para além das restrições do exercício das competências do Presidente da República.
Aliás, o que custa a Cavaco ou a outro qualquer Presidente da República,
ouvir a Assembleia Legislativa, os seus grupos e representações parlamentares e o presidente do Governo Regional em caso de excessionalíssimo processo de eventual dissolução das Assembleia Legislativas?!
Será isso um dever adicional?! Uma maçada?!
Tem graça que quando aqui, na Madeira, se pediu AUTONOMIA TOTAL, Cavaco não se irritou.
Agora irrita-se quando, nas suas palavras, "a alteração do Estatuto Político-Administrativo dos Açores visa concretizar o modelo avançado de autonomia resultante da revisão constitucional de 2004".

1 comentário:

- disse...

quem quiser ver os vídeos da cerimónia/evento Star Tracking Lisboa pode vê-los neste site:

http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/08/01/star-tracking-lisboa-videos/