segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Grandes Portugueses

Segundo uma série da RTP foram estes os dez "Grandes Portugueses":

1º António de Oliveira Salazar Natural de Santa Comba Dão, dirigiu os destinos do País durante quarenta anos. Foi fundador e chefe do partido União Nacional. Morreu em 1970.

2º D. Afonso Henriques Foi o primeiro Rei de Portugal. Definiu, através de várias conquistas, praticamente o território que é hoje Portugal. Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra.

3º Álvaro Cunhal Nasceu em 1913, em Coimbra. Estudou Direito. Foi preso pela PIDE durante onze anos. Em 1961, foi eleito secretário-geral do PCP. Pertenceu ao Conselho de Estado entre 1982 e 1992.

4º Aristides de Sousa Mendes Nasceu em 1885. Em 1940, quando era cônsul em Bordéus, desobedeceu a Salazar. Passou 30 mil vistos a pessoas perseguidas que queriam chegar a Portugal.

5º Fernando Pessoa Nasceu em Lisboa em 1888. Escreveu uma vasta obra, assinada pelos heterónimos Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, e pelo seu ortónimo.

6º Infante D. Henrique Foi o mentor da expansão ultramarina que, mais tarde, desencadeou os descobrimentos. Culto, empreendedor, prospectivo, preparou Portugal para aquela que foi a grande gesta nacional.

7º D. joão II Filho de D. Afonso V e D. Isabel de Urgel, assinou, no séc. XV, o Tratado de Tordesilhas, assegurando para Portugal a posse do Brasil. "O Príncipe Perfeito" morreu em Outubro de 1495 no Algarve.

8º Luís de Camões Nasceu em 1525. Autor de "Os Lusíadas", é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Serviu como soldado em Ceuta, entre 1549 e 1551, onde perdeu um olho.

9º Sebastião José de Carvalho e Melo Foi o terramoto de 1755 que notabilizou Marquês de Pombal. Assumiu execuções públicas e foi responsável pela expulsão dos jesuítas.

10º Vasco da Gama Realizou a primeira viagem marítima para a Índia, partindo de Lisboa em 1497. No princípio do reinado de D. João III, foi nomeado vice-rei daquele território. Partiu em 1524, ano em que morreu.

A partir de hoje há mais um:

CRISTIANO RONALDO

Sem comentários: