segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A moda, as festas, a movida...

Uma 'voz-off' promove o programa da RTP-M, 'Passeio Público' e, a páginas tantas, entre moda, festas e coisa e tal lá atira o termo "movida".
Percebo a ideia mas a palavra soou-me a nova ou a algum brasileirismo.
Vai daí, com ou sem acordo ortográfico, fui consultar o termo às ciberdúvidas da língua portuguesa.
E lá está escrito o seguinte:
"O que significa movida?
O adjectivo movido, com a forma feminina movida, provém do particípio passado do verbo mover.
Este adjectivo refere-se a algo que se moveu, que é impulsionado, posto em movimento, em acção ou que se deixou mover (ex.: «carro movido a gás»).
No sentido figurado pode significar:
a) provocado, desencadeado por uma acção, um acontecimento ou um sentimento, inspirado, incitado, que está persuadido, convencido, resolvido a fazer alguma coisa (ex.: «Movido pelo amor aceitou-a de volta»);
b) perturbado, alterado (ex.: «Ele ficou muito movido com a morte do amigo»).
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (dicionário de língua portuguesa elaborado pelo brasileiro Antônio Houaiss), pode ainda ser um regionalismo do português do Brasil referindo-se a pouco desenvolvido, sem importância ou inexpressivo (ex.: «tomateiro movido») ou franzino, raquítico («criança movida»).
Recorde-se que, nos anos 80 do século passado, movida era o termo castelhano que designava a reanimação da vida cultural de Madrid e de outras cidades espanholas na sequência da morte de Franco e do processo de democratização alguns anos antes.

Sem comentários: