terça-feira, 17 de junho de 2008

A estranha bola de pedra!

Uma pedra em forma de esfera caiu domingo do telhado do Palácio dos Cônsules, na Rua da Conceição onde, como se sabe, funcionam os tribunais Administrativo e Fiscal e de Família e Menores do Funchal.
Por pouco, como conta o Diário, o acidente não ia estragando a Festa dos Altares de São João. Atingiu apenas uma cadeira e alguns copos.
A enigmática esfera foi recolhida pelo proprietário de um dos bares da zona e, se alguém a quer ver, pode consultar o Diário de hoje, página 11.
Porquê uma esfera de pedra? Porquê nos Altares de São João? Porquê do Palácio que alberga serviços de Justiça? Porquê nas cercanias das instalações da Junta de Freguesia da Sé?
Vou aventar possibilidades:
*Esfera de pedra: Será algum meteorito? Algum sinal do Além de que a terra é redonda e que Newton tinha razão (Conta a lenda que Newton percebeu um dia, quando estava debaixo de uma macieira e uma maçã lhe caiu na cabeça que a força que fazia cair a maçã era a força da gravitação universal). Não consta que haja Newtons na Praça do Carmo e arredores mas lá tudo o que sobre também desce e todos os corpos são atraídos para a terra lá isso é verdade.
*Altares de São João: Uma pedra a cair por ocasião dos Altares de São João só pode significar que o santo está descontente. Afinal, n acidade, a capela com o seu nome fica mais a oeste, perto de uma ribeira que também tem o seu nome.
*Porque caiu a esfera do Palácio que alberga serviços de Justiça: Esta parte dá-me mais gozo de comentar. Vejamos. Diz-se que a justiça é cega. Tão cega que a Dita terá tropeçado e deixado cair a esfera. De onde? Da jurisdição administrativa e fiscal ou de família e menores? Estou mais inclinado para a primeira. Porquê? Porque o Tribunal Administrativo tem feito muitas "bolas" no estômago de muita gente desta terra.
*Porquê nas cercanias da Junta de Freguesia da Sé: Abstraindo das ilações religiosas (Santa Sé, instituição, não é o mesmo que devoção popular, fé) talvez seja um sinal ao actual inquilino da Junta para que não se candidate nas próximas autárquicas.

Sem comentários: