sábado, 8 de novembro de 2008

Mamarracho a norte

Li ontem no Jornal da Madeira que a Câmara do Porto Moniz vai embelezar o sítio da Eira da Achada, na Ribeira da Janela, com um arranjo urbanístico.
Diz-se que a intervenção que ali será efectuado, através de contrato-programa entre a Câmara Municipal do Porto Moniz e o Governo Regional, visa reorganizar aquele sítio, com passeios, estacionamentos e miradouros, tendo o miradouro principal instalações sanitárias, espaços para crianças e zonas para piqueniques.
A obra foi adjudicada, na reunião da autarquia da passada semana, à empresa “Tecnovia Madeira — Sociedade de Empreitadas, S.A”, pelo valor de 1.135.000,00 euros (mais IVA), pelo prazo de execução de 330 dias.
O processo seguirá agora os trâmites legais, sendo de esperar que as obras possam ir para o terreno dentro de aproximadamente um mês/um mês e meio.

Comentários:

1.º) Será que esta é a obra que mais falta faz à população da Ribeira da Janela? Por mais de um milhão de euros (mais de 200 mil contos na moeda antiga) não se fariam outras obras prioritárias como a conclusão do Caminho da Fajã Redonda (ligando-o à Terra das Figueiras); não se faria o caminho do Lombo, ligando os Casais de Baixo à Eira da Achada pelo Lombo e, com isso, abringo caminho a muitos terrenos agrícolas actualmente abandonados (futuramente urbanizáveis); não se completava o Caminho entre a Eira da Achada e a Tranquada; ou o Caminho entre os Casais de Cima e a Eira da Achada (continuação da estrada que ficou à porta da casa do Sargento); ou a continuação do Caminho do Lombinho para o Lombo/Eira da Achada; só para dar alguns exemplos?

2.º) Pelas maquetes dos arranjos urbanísticos parece-me que se vão criar 'mamarrachos' na Ribeira da Janela. Elefantes brancos completamnete desenquadrados da paisagem e em escala desajustada do meio envolvente. Isto para não falar da mancha de impermeabilização do solo que o Jornal da Madeira diz que vai ser superada pela plantação de árvores no local mas que me parece utopia.Por favor! Afastem a betonização da Ribeira da Janela... Já basto o que se vê pelo resto da ilha!

Sem comentários: