quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Adiro à tese de Raimundo Quintal

O geógrafo Raimundo Quintal divulgou um 'mail' denunciando um atentado nas dunas da Piedade inserido na sua auto-intitulada rubrica 'o melhor e o pior que a Madeira tem para oferecer'.

Reza assim:

"O Pico da Piedade é um geomonumento localizado na Ponta de São Lourenço.
Segundo o Decreto Legislativo Regional nº 11/85/M, que estabelece medidas preventivas, disciplinares e de preservação relativas ao Parque Natural da Madeira, "revela-se particularmente importante não fazer obras de construções que possam provocar alterações no meio físico e ambiente em toda a sua área".
Ora acontece que a leste do cone vulcânico encimado pela capelinha da Senhora da Piedade, em pleno Parque Natural da Madeira, está crescendo um bairro com uma densidade de construção e um impacto paisagístico incompatíveis com o prescrito na lei.

Aterrorizado com o monstro que devorou a Quinta do Lorde, não resisto em colocar duas questões ao Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais:
- aquele é um dos exemplos do desenvolvimento sustentado que muito gosta de apontar aos ecologistas inimigos do progresso?
- a Declaração de Impacto Ambiental, que tarda em divulgar sobre o mastodôntico teleférico do Rabaçal, está cientificamente tão bem alicerçada como os estudos que utilizou para autorizar as insustentáveis obras na Ponta de São Lourenço?

Acrescento uma nota:
A zona de São Lourenço é também zona de Rede Natura 2000.

Sem comentários: