segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Memórias de infância: Aparição ou alucinação?

Lembro-me como se fosse hoje. Faz parte das minhas recordações de infância e das provocações que fazíamos aos adultos.
Havia um senhor na Ribeira da Janela que, sempre que espicaçado pela pequenada, e já com uns copitos aviados, contava uma história que ninguém levava a sério.
A história da aparição de Nossa Senhora no Poio de Joana.
O Poio de Joana é um socalco situado na fajã das Conteiras, na freguesia da Ribeira da Janela. Algures na antiga vereada que liga a Eira da Achada às Contreiras.
A Ponta das Contreiras é uma fajã solarenga situada a uma latitude 32.8333 e uma longitude -17.15, com condições óptimas para a produção de vinho.
Antes de ser descoberta pelos surfistas, as Contreiras sempre foram aproveitadas pelos habitantes da Ribeira da Janela para produzir vinho.
Cada família tinha lá um ou mais poios e era um regalo, na época da vindima, ver o movimento das Contreiras, com gente a pernoitar nos palheiros ali existentes para começar cedo a labuta.
Voltando à história da aparição.
O pai dos mudos (o senhor que atrás vos falei tem um casal de filhos mudos) contava que numa das vezes em que preparava a vinha (talvez na época da enxertia, da poda ou da espoldra -segunda poda das vinhas, no mesmo ano-) Nossa Senhora lhe apareceu no Poi de Joana.
A pequenada, para desconversar, ainda contra-argumentava que o que tinha visto era uma pele de cabra (resultante de uma carcaça do animal) mas o velhinho lá mantinha, entre um sorriso de dentes serrados, a sua versão.
António Santos (assim se chama o senhor) até transmitia o que Nossa Senhora lhe terá dito: "António, bebe e anda!".
A mensagem não será tão profunda como os três segredos de Fátima mas aqui fica a homenagem póstuma a tal figura da Ribeira da Janela (e outras figuras típicas como o rocheiro se podiam evocar -fica para outra ocasião) e à história da pele de cabra no Poio de Joana.
Verdade ou alucinação, fica a dúvida...

Sem comentários: