sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Centros comerciais decadentes



Foram, outrora, pioneiros e estão a pagar por isso. O tempo não perdoa e as grandes novidades comercias da década de 80 são hoje pré-históricas.
No dia em que o Funchal faz 5001 anos, falo dos primeiros Centros Comerciais do Funchal que hoje não passam de espaços fantasmagóricos com vitrinas cobertas de jornais e um anúncio a dizer "arrenda-se".
Quem não se lembra dos Centros Comercias do Infante, da Sé, João Tavira, Olimpo, São Pedro, Galerias D. João, Bom Jesus, Oudinot, Eden Mar, Centromar (Ponta da Cruz), Monumental Lido, Europa.
Foram estes alguns dos pioneiros engolidos pelos Madeira Shopping, Galerias São Lourenço, Arcadas de São Francisco, Pelourinho, Anadia Shopping, Forum Madeira, Dolce Vita e outras hipers do Modelo, Pingo Doce, Sá e 'cash & caries' do Estêvão Neves, Nóbrega e outros. Quem não se lembra da velha Matur que ainda hoje ostenta o placard com os dizeres 'Centro Comercial'.
Isto para não falar da descentralização que levou Centros Comerciais a Santa Cruz (Cancela Park, Caniço Shopping, Canicentro, Centro Comercial de Santa Cruz, Camacha Shopping); Ribeira Brava (Centro Comercial Ribeira Brava, de São Bento, Mar à vista; Bravamar); Ponta do Sol (Ponta do Sol Shopping, Santa Teresa - Canhas); Calheta (Onda Park, Laranjeiras); Machico
(Atlântico Shopping); Câmara de Lobos (Centro Comercial do Estreito); Porto Santo (Zarco Shopping), só para falar de alguns.
É a vida, outrora, as bicicletas competiam com as pessoas no corredor do Centro Comercial São Pedro. A loja de animais era também referência. E outros centros comercias multiplicaram-se mesmo em espaços exíguos. O fenómeno era novo e qualquer loja maior, uma vez dividida, dava um novo centro comercial. Até o Lojão!!! E o Bazar do Povo teve de se adaptar.
É a vida, outrora, o cinema chamava muita gente ao D. João onde funcionou uma das primeiras rádios privadas/piratas da Região. É a vida, outrora, as pessoas apinhavam-se nos corredores do Infante ou na cave da Sé.
É a vida, outrora ia-se ao Centromar, hoje ao Madeira Shopping ou ao Fórum Madeira.
Outrora pioneiros acolhem hoje sex-shops, lojas chinesas, curandeiros, tatoos e acessórios, cibercafés e pouco mais....

Sem comentários: