terça-feira, 18 de agosto de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde criança (U e V)

-Urtigas: Plantas da família das Urticaceas, muito comum na Madeira. Os seus caules e folhas são revestidos de pêlos que segregam um liquido cáustico. A infusão de urtigas (chá) é aconselhada nas moléstias de pele.
-Urzes: Há três espécies que, na Madeira, são conhecidas por este nome. Mais as mais importantes, pelos seus produtos, são duas: a que chamam urze durasia ou das vassouras, e a que é conhecida pelo nome de urze molar ou betouro. As urzes fornecem o melhor carvão da ilha, e os seus ramos e ramusculos são muito usados como combustível (faúlhas) ou para amparos. A urze molar, embora quase sempre arbustiva, pode atingir 8 a 10 metros de alto. A madeira desta espécie é rija, compacta e de um castanho escuro, mas fende com facilidade, sendo por isso pouco usada na marcenaria. Nos campos, empregam-na às vezes para gamelas, colheres, etc.. Os caules não muito grossos, dão excelentes bordões e paus de rede. A urze durasia é quase sempre arbustiva, e só nalguns casos chega a atingir 4 e 5 metros de alto, apresentando então um pequeno tronco com 20 a 30 centímetros de diâmetro. Os seus ramos, além dos usos indicados, servem para o preparo de vassouras.
-Uveira: Arbusto ou pequena árvore frequente nas montanhas da Madeira, onde forma maciços, às vezes bastante extensos. Tem folhas lanceoladas, muitas vezes avermelhadas, e corolas globoso-campanuladas, maculadas de vermelho. A madeira, que é bastante rija, é utilizada como combustível e para o fabrico do carvão, e dos frutos faz-se uma conserva/compota que é útil no tratamento das tosses e constipações.
-Vacinas: Eram o terror da pequenada. Contra contra as bexigas, a varíola, a tuberculose, o sarampo e outras maleitas.
-Vergasta: Aplica-se a um instrumento que serve para dar uma malha em alguém. Pode ser um vime ou outra objecto.
-Vigário: Padre
-Vilão. É o termo geralmente adoptado entre nós para designar os habitantes do Campo. Tem quase sempre um sentido pejorativo, porque o funchalense considera o camponês numa situação social e mental muito inferior à sua, embora na maioria dos casos pratique uma flagrante injustiça.
-Vimeiro: Arbusto ou pequena árvore com os ramos compridos e flexíveis. Os ramos mais longos do vimeiro utilizam-se para o fabrico de grande numero de móveis e utensílios, tais como canapés, cadeiras, mesas, carros, cestos, etc., os mais curtos para ligamentos e vencelhos, assim como para algumas obras miúdas.
-Vinha: A cultura da vinha já em 1445 existia na Madeira, pois que Cadamosto que visitou esta ilha nesse ano, se refere a vinhas plantadas de fresco, entre as quais a malvasia. Na Ribeira da Janela as castas mais conhecidas são o jacqué, a folha redonda, o verdelho e o sercial.
-Vinhático: Árvore com 10 a 25 metros d'alto. Encontra-se nas florestas e margens das ribeiras. Produz madeira de uma linda cor avermelhada e oferecendo notáveis semelhanças com a do mogno, muito usada para móveis e diferentes outras obras. A casca do vinhático é usada para cortumes.
-Vinho de Canteiro: É o vinho que não vai à estufa, e sofre na adega o seu envelhecimento natural.
-Vinte e cinco fontes: Notável queda de água, nas margens da Ribeira da Janela. É um aprazível lugar, visitado por todos os que se encontram na encantadora estância do Rabaçal e em que da rocha viva e aprumada brotam inúmeras nascentes, que se despenham de uma considerável altura. Fica a cerca de 3 quilómetros de distância das casas do Rabaçal.
-Viola de arame: Instrumento musical com cordas de arame, que só é tocado pelos camponeses. A sua afinação, é a seguinte: mi (bordão), lá, ré, sol, si, mi (prima). A viola de arame é instrumento apreciado pelos camponeses e companheiro destes nas suas jornadas, mas os sons que ele produz são pouco agradáveis ao ouvido do homem educado.

Sem comentários: