segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Memórias: Pau-de-buxo



Hoje é pouco utilizado. Outrora, o arbusto era esventrado, sobretudo na Páscoa, para fazer piões. O pau de buxo é uma madeira dura. Boa para travincas ou chavelhas. Óptima para piões prontos a levar "ferroadas".
Com uma navalha faziam-se piões à nossa maneira. Alguns toscos outros mais torneados. Com jeitinho, o mestre Martinho, na Voltinha, até deixava usar o torno mecânico, para o tornear a jeito. E era o que calhava...pau de buxo era o ideal mas também o de laranjeira.
A pequenada entretinha-se a desbastar com um canivete o pau de buxo, até obter o pião ideal. Os artesãos, esses usam o pau de buxo para fazer colheres de pau que seriam usadas durante várias gerações para mexer e provar o tempero da comida. Com jeitinho, e se o pedaço de madeira desse, ainda se arranjava tempo para fazer umas “pucarinhas” em pau de buxo.
Os ramos mais esguios e direitos, cascados e polidos pelo o uso serviram de bengala a tanta gente. Até há quem faça flautas e clarinetes de pau de buxo mas isso era arte para outras mãos que não as da pequenada.
O buxo é uma árvore que se mantém sempre verde, e cuja madeira é muito dura. Pertence à família das Celastrináceas. As suas flores são verdes e as folhas lustrosas.
Os católicos utilizam os galhos dessa planta nas procissões do Domingo de Ramos.
A madeira é ainda empregue no fabrico de bolas de bilhar e de objectos de uso doméstico.
O buxo é uma planta utilizada muito em jardinagem para a construção de sebes porque suporta as podas e não perde a folhagem de inverno.
O buxo já foi utilizado em medicina popular como antipirético, mas esse uso é arriscado porque é uma planta altamente venenosa devido à presença de certos alcalóides.
Sob o ponto de vista humano, a sua principal utilização é como planta ornamental.

Sem comentários: