segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Memórias: Fadário

Fadário é um substantivo masculino que significa fado, destino, sorte. Vida penosa; vida trabalhosa; desgostos, pesares.
O fadário é o caminho, o destino talhado por um poder divino, sobrenatural! Quiçá o mais paradoxal dos caminhos!
A palavra deriva do latim (fatu+ário). Significa aquele que acredita no fado; fatalista. São sinónimos de fadário destino, fado, lida contínua, sorte.
Num dos dicionários que consultei aparece também a palavra Fado e outros termos cuja formação deriva da raiz latina 'Fatum', tais como Fadário, Fadas, Fatal e Fatídico.
A palavra fatal vem explicada como cousa que sucede como por obra do fado sendo que tudo o que sucede é efeito da vontade de Deus; desgraçado; sucedido sem nossa culpa; grande, notável, famoso. Acresce que o termo 'fatalidade' é deste que deriva.
O conceito de fatídico é assim explicado: adivinhador ou declarador de cousas futuras. Daí que 'Fadas', segundo a superstição dos antigos eram as que se achavam aos nascimentos dos grandes e lhes prognosticavam a sua boa ou má fortuna.
Chamavam-se também Fadas às três Parcas que segundo a ficção dos Poetas fiam as maçarocas da vida.
Fadas se diziam também entre o vulgo as mulheres célebres na Astrologia judiciária. Daqui Fadado e Fadar.
Segundo Platão, Fado não é outra coisa que a palavra e vontade de Deus. E segundo o grande Santo Agostinho e São Thomaz, Fado é a disposição e Providência divina que por suas ordens antevê os sucessos, conservando nos actos humanos o livre alvedrio que contribui para eles.
Pois a palavra fadário é uma das que me vem à memória, porque proferida vezes sem conta pela minha saudosa avó. O teu fadário terminou, o meu (ainda) na terra vagueia.

Sem comentários: