terça-feira, 6 de maio de 2008

Madeira foi descoberta por São Brandão (verdade ou ficção?)

Jaime Cortesão, escritor e historiador especialmente interessado nos Descobrimentos Portugueses, reuniu numa pequena obra, "O Romance das Ilhas Encantadas", algumas lendas que dizem respeito tanto à descoberta da Madeira como dos Açores, articulando-as, de acordo com algumas das versões, e estabelecendo entre elas e os factos históricos conhecidos uma interligação.
Ele próprio, no início da obra, diz:
"Este romance que ides ler..., não julgueis que de ponta a ponta o inventei, para depois vo-lo contar. Ele anda escrito, pedaço aqui, pedaço além, por velhos livros onde se recordam histórias contadas pelo povo nas idades antigas.
Por mim, pouco mais fiz do que juntar as folhas espalhadas e esquecidas dessa linda história, sacudir-lhes o pó e uni-las de seguida com o mesmo fio.
Diz "O Romance das Ilhas Encantadas" que, embora poucas vezes alguém navegasse ao largo, um ou outro navegante avistava, de longe em longe, algumas ilhas no Atlântico. Sabia-se até que São Brandão, um santo navegador, embarcara na Irlanda com setenta e cinco monges e que, apanhado numa tempestade, fora levado por ventos misteriosos até abordar uma dessas ilhas, na qual ficava o paraíso.

Estou convencido que se tratava da MADEIRA

Sem comentários: