quarta-feira, 8 de abril de 2009

Memórias de infância: os filmes no salão


Ainda antes da televisão chegar à Ribeira da Janela chegaram os missionários Combonianos. Eram eles que traziam os filmes que 'prendiam' miúdos e graúdos à tela.
Efectivamente, entre as iniciativas missionárias dos sucessores de Daniel Comboni contava-se (e presumo que ainda se conta) com a projecção de filmes e slides educativos. Às vezes eram precedidos de palestras, debates ou exposições.
Normalmente eram uns senhores de barba comprida que os traziam ao salão paroquial. Mal acabava a missa, o padre encaminhava os fiéis para o salão para ver o filme.
Entre um passar de olhos pelas revistas ''Além Mar” e “Audácia” (também trazidas por eles), era um domingo diferente quando havia filmes. Era o nosso cinema embora na tela, normalmente, só passassem 'pretinhos' de terras de África desconhecidas.
Não perdíamos 'pitada' da montagem e desmontagem dos aparelhos (projectores). E a 'Audácia', revista editada pelos missionários combonianos e publicada desde Novembro de 1966, impressa em formato A5, as primeiras sem cor, traziam aventuras de outras terras, por exemplo de África, onde nunca estive.
Eram outros tempos. Mesmo antes do 'Inatel' ter feito o mesmo percurso pelas paróquias, embora com filmes mais laicos.
Hoje os missionários Combonianos já possuem um anal de vídeos no 'YouTube' (sítio de partilha de vídeos) e apresentam nesse espaço vídeos sobre o trabalho missionário pelo mundo.
Hoje têm estúdios de produção de TV-DVD em Itália onde produzem vídeos, CD's e DVD's.
Hoje como outrora, o trabalho de evangelização prossegue, embora com novos instrumentos.

Sem comentários: