quarta-feira, 29 de abril de 2009

Regresso à Terra?!

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais anunciou que surgiram este ano 400 novas explorações agrícolas na Região, o que representou um aumento de 90% em comparação com o ano passado.
Os dados são aferidos através de uma base em que os cultivadores são contabilizados pelo cadastro parcelar da agricultura, uma espécie de bilhete de identidade agrícola onde, numa ficha, o produtor mostra qual a área, localização e a que tipo de produções se dedica.
Depois, ano a ano, os produtores vão ao sistema e requalificam a sua propriedade, para poderem usufruir dos mecanismos de apoio.

Comentários:

Numa primeira análise pensei: 'Que bom, é o regresso aos poios de quem não encontra outro meio de sobrevivência!'
Mas depois reflecti com mais profundidade.
Primeiro não surgiram este ano 400 novas explorações agrícolas. Elas já lá estavam. Os terrenos é que estavam ao abandono.
Depois, as estatísticas são enganadoras. Na época da descoberta da Madeira só havia uma exploração agrícola (toda a Região).
Além disso, é preciso que se diga que o motivo por que surgiram 400 novas (???) explorações agrícolas tem um máximo denominador comum: Corrida ao(s) subsídio(s).
Acresce que o regresso à terra se faz, muitas vezes, através de novos métodos de cultivo intensivo (ainda que com a moda da agricultura biológica) recorrendo, muita vezes, a estufas. Opção que desfigura a paisagem madeirense.

Sem comentários: