quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estádio verde?!!!

Nos Barreiros vai nascer o 'Arena do Marítimo', um projecto orçado em mais de 46 milhões de euros, para concretizar em 20 meses.
Segundo o que foi hoje noticiado a obra deverá ser adjudicada até ao final de Outubro deste ano, para estrear no início da época 2010/2011.
O que é mais curisoso é que o projecto é "vendido" à população como contemplando a construção de um 'estádio verde', porque aproveitará todas as energias naturais.
É curioso porque da actual estrutura do estádio dos Barreiros apenas será aproveitado o rectângulo de jogo e parte da pista existente.O resto será demolido e construído de novo.
Além disso, a empreitada de construção engloba demolições e movimentos de terras, fundações, estruturas de betão armado e estruturas metálicas, impermeabilizações e outros trabalhos.
Aqui se que vê que o estádio não será assim tão verde (só se for nas cores do clube).
Diz-se também que terá capacidade para cerca de nove mil lugares, todos sentados. (Nove mil pessoas num mesmo recinto, sobretudo com os hábitos ancestrais de atirar cascas de tremoços e outros dejectos para o chão, não é nada verde).
Depois também se afirma, que o 'Arena do Marítimo' será um estádio desportivo e cultural, concebido para receber todo o tipo de eventos culturais, como concertos musicais e outros espectáculos de pequena e grande envergadura (idem, aspas em relação ao que se disse supra).
Resumindo, não é por se dizer, 'per si', que o novo estádio captará diversas fontes de energia, conservando-as (caso das águas pluviais, que serão armazenadas para rega; depois, a própria água da rega voltará a ser reaproveitada) que o estádio se torna "verde".
E o impacte ambiental, durante a fase de construção e a final?

Sem comentários: