sábado, 19 de julho de 2008

Via Verde para o nosso bolso


Foi hoje anunciado que o Governo Regional criou mais uma empresa (a ViaMadeira) para explorar novas estradas, nela se incluindo as que ainda vão ser construídas (Cota 500 e via-expresso Santana/São Vicente).

São 476 milhões de euros em jogo.

Diz-se que a RAM manterá uma quota de 20% no capital social da ViaMadeira. O que não se diz é por quantos anos será feita a concessão e quanto é que ela custará.

O isco para a opinião pública é que não haverá 'portagens' nessas 'scuts' que o Executivo regional agora tornou moda.

Cuidado com o logro!

Não se esqueçam do que já custou e vai constinuar a custar ao orçamento regional (anual) a Vialitoral.

Cuidado com o logro!

Não se esqueçam que o Governo Regional, numa engenharia financeira questionável, já afecta parte do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) para financiar a "Estradas da Madeira". Ou seja, 16,9% do ISP da gasolina e 37,87% do ISP do gasóleo que todas as semanas metemos nos tanques das viaturas revertem directamente para os cofres da "Estradas da Madeira".

Além disso, ainda se lembram das engenharias financeiras, ao tempo do Dr. Paulo Fontes, para assegurar as denomindas 'portagens virtuais' na Vialitoral.

Lembram-se da auditoria demolidora que o Tribunal de Contas (TC) fez à "concessão RAM/Vialitoral – 2002 e 2003" (concessão por 25 anos).

Essa mesmo... a que foi divulgada a 23 de Junho de 2005 e que concluiu que 'Vialitoral' vai custar à Região 1,18 mil milhões até 2025.

Razões de sobra para dizer que estas 'portagens virtuais' nas novas vias isto e via aquilo têm efeitos bem reais no bolso de todos nós.

Olho neles!

1 comentário:

rogério sousa disse...

É só semear... para que alguns - só alguns - possam colher desalmadamente.

Agradeço a simpatia do link.