domingo, 29 de março de 2009

Memórias de infâncias: O Dr. Jardim






No Serrado ou Eira do Pico, na Ribeira da Janela, fica a Casa do Dr. Jardim.
O Dr. Jardim era um médico ilustre natural da Ribeira da Janela.
Só o conheci fugazmente.
Na freguesia, num miradouro perto da igreja, podemos encontrar a estátua do Dr. Francisco Rodrigues Jardim, que ficou conhecido por ter ajudado todos os doentes que o procuraram.
Está localizada nos arredores da pequena mas bonita igreja, cuja padroeira é a Nossa Senhora da Encarnação.
A estátua foi mandada esculpir por acção do ex-presidente da Junta de Freguesia, António dos Anjos Pereira (mandato de 1998 a 2002) que, para tal, angariou verbas até juntos dos emigrantes da freguesia, sobretudo na África do Sul e Venezuela.
A estátua do Dr. Francisco Rodrigues Jardim, datada de 2001, foi colocada numa pequena praceta anexa à Avenida.
Francisco Rodrigues Jardim (1910-1999) foi um médico outrora conhecido em toda a Região e especialmente no Porto Moniz, por nunca ter aceite dinheiro pela realização de consultas médicas.
Em troca, a população pagava-lhe com mão-de-obra, isto é, trabalhava e tratava as terras do 'senhor doutor'. Diz-se que, insatisfeita com esta situação e com os problemas daí adjacentes, a classe médica da Região, com a ajuda de alguns governantes, resolveu afastar este médico do Porto Moniz, enviando-o para o Porto Santo.
O nome Francisco Rodrigues Jardim foi dado ao Centro de Saúde do Porto Santo, ilha onde exerceu o seu múnus no final da carreira (e também fazia questão de não levar dinheiro pelas consultas), antes de se exilar na Santa Casa da Misericórdia da Calheta onde passou os seus últimos tempos de vida.
Saudoso e benemérito médico, a 11 de Janeiro de 1999 foi publicado no JORAM que o Conselho de Governo da Madeira, reunido a 7 de Janeiro de 1999, através da resolução n.º 13/99, decidiu dar o seu nome ao Centro de Saúde da ilha dourada.
No Porto Santo há também uma estrada com o seu nome.

Sem comentários: