Pela Paz, pela Amizade, pela Esperança... um 2010 de Liberdade e Cidadania, com Sáude e Alegria!
C'ma Diz O Outro #135
Há 2 dias
Um blogue de pensamentos, sentimentos e emoções sobre a Madeira e o que nela se passa
Pela Paz, pela Amizade, pela Esperança... um 2010 de Liberdade e Cidadania, com Sáude e Alegria!
Questionou-se em Manchester e questionou-se recentemente em Barcelona. Em ambas as situações, Cristiano Ronaldo foi atingido por um feixe de laser.
Em pequeno ouvia recorrentemente a expressão "fundo do Funéu". Quem a usada dava-lhe um tom dramático como se tal local fosse penoso, uma espécie de inferno. Sei que se trata de um lugarejo na freguesia da Ribeira da Janela e, de facto, fica num sítio ermo e de difícil acesso.
O café de cevada é um substituto muito popular do café tradicional. Na Madeira usa-se muito, algumas vezes misturado com café do "bom". Que o digam os clientes da 'Pretinha dos Cafés'.
Numa mão uma vara ou uma forquilha para amainar o silvado e noutra a roçadeira. Era assim que o homem do campo (o que dá 'dias fora' e faz os trabalhos mais fragosos) enfrentava a árdua tarefa de limpar os terrenos invadidos por silvado e deixá-los prontos para o cultivo.
Este blogue faz lobby para que os ilhéus da Ribeira da Janela sejam considerados uma das '7 Maravilhas Naturais de Portugal'. O concurso foi lançado recentemente em antecipação às 'Sete Novas Maravilhas da Natureza', a nível mundial, que se irá realizar em 2011.
Estou preocupado e não é para menos. Preocupado com as gerações vindouras e com o péssimo exemplo que lhe estamos a dar.
Fadário é um substantivo masculino que significa fado, destino, sorte. Vida penosa; vida trabalhosa; desgostos, pesares.
A Ribeira da Janela é uma das freguesias da Madeira onde o palheiro madeirense é mais genuíno. O maneio e a forma de estabulação dos bovinos tem, aqui, singularidades.
"O Deus da Bíblia não é de fiar". "A Bíblia é manual de maus costumes". "Não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão". "A Bíblia é um desastre, cheia de maus conselhos, como incestos e matanças".
Creio que é assim que se escreve: Cessões. A empresa que ainda os faz (Fábrica de Bolachas 'Saborável', na Rua dos Ferreiros, assim o escreve).
A imagem peregrina de Fátima está na Madeira. A Diocese empenhou-se nesta missão. Mas é preciso relativizar as coisas... ou melhor, não esquecer o essencial. E o essencial é a mensagem e não a imagem se bem que esta possa levar àquela.
Da farinha de trigo nasciam as rosquilhas. As caseiras. Tendidas por mãos hábeis como as da minha avó ou por mãos de menino inexperiente como as minhas. Lá em casa, sobretudo pelo Natal, na amassadura havia sempre um tabuleiro de brindeiros e de rosquilhas tendidas pelos mais pequenos. A imaginação era o limite. Havia rosquilhas de formas bizarras, outras em forma de coração, outras de 'boneca'. O resultado era o mesmo: acabavam sempre por ser comidas.
O jovem maestro da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), Rui Massena, ficou indignado com o Casino da Madeira, responsável pela gestão do Centro de Congressos onde a OCM costuma apresentar os seus concertos.
Era a lapiseira mais barata e a mais usada na minha infância. Povoa o meu imaginário de então: A BIC toda 'ratada' por nervos à flor da pele, dentes de puberdade ou puro prazer de roer a ponta. Havia a BIC azul, a verde, a vermelha, a preta e... para os mais abonados, a laranja. Umas para escrever, outras para sublinhar o sumário.
Nas mercearias não havia a actual esponja que combina com o esfregão verde. Havia 'Palha-de-aço'. Aos rolos, a 'Palha-de-aço' era vendida aos fregueses aos 'bocadinhos'.
A fisga era um dos brinquedos mais populares entre os rapazes do meu tempo de criança. Pela sua natureza, a fisga é um objecto que permite projectar pequenas pedras a média distância, com algum grau de precisão, dependendo da destreza do atirador.
Antes de haver um sistema de fornecimento de água canalizada, as nascentes, fontes, fontanários e chafarizes tinham um papel fundamental. É uma pena que alguns desses pontos estejam abandonados.
Ainda existem alguns na minha freguesia e nas demais freguesias da Madeira. Infelizmente abandonados ou aos quais se deu outro fim. Uns cuja arquitectura foi adulterada e outros pura e simplesmente demolidos para, no seu lugar, serem erguidas
Na minha terra cigarrilha significa ajudante de chofer de camiões e não tem qualquer conotação com o tabaco. O cigarrilha (creio que é assim que se escreve e não sigarrilha ou cigarrila ou sigarrila) era o braço direito do motorista, o ajudante do camionista. Removia as pedras da estrada, acondicionava a carga, orientava a carga e a descarga. Sobretudo no transporte de urze e feiteira da serra.
Depois de Jardim ter dito 'Fuck them', Joe Berardo comprou... um vibrador. Ou melhor, a peça de design impedida de participar numa exposição por incluir um vibrador.
Tem o nome vulgar de pau-branco. O nome científico é 'Picconia excelsa' (Aiton). É uma árvore da família das 'Oleaceae'. Trata-se de uma espécie endémica da Macaronésia. Ocorre na Laurissilva madeirense na região central e a norte da Madeira, muitas vezes em ravinas e escarpas. Exemplares de pau-branco podem ser observados nas zonas mais recônditas da Ribeira da Janela onde bravos homens o iam buscar para fazer fusos.
Hoje é pouco utilizado. Outrora, o arbusto era esventrado, sobretudo na Páscoa, para fazer piões. O pau de buxo é uma madeira dura. Boa para travincas ou chavelhas. Óptima para piões prontos a levar "ferroadas". 

A uveira-da-serra (Vaccinium padifolium) é um arbusto da família dasEricácias, que integra as associações arbustivas do último andarfitoclimático da Ilha da Madeira.