terça-feira, 16 de junho de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde pequeno (C e D)

-Cabaça: Espécie de abóbora. Quando tenra serve para fazer sopa. Depois de bem madura e seca pode ser utilizada para guardar líquidos. A cabaça pequena,com vinho ou aguardente, é hoje objecto etnográfico quando outrora acompanhava os camponeses nos seus passeios ou romarias.
-Cabrinhas (Davallia canariensis). Feto da família das Polipodiaceas, muito comum na Madeira. O chá de cabrinhas é usado nas moléstias de pele.
-Calhau: O povo na Madeira dá o nome de calhau a uma praia pedregosa.
-Cana Vieira: (Arundo Donax). Graminea de colmos altos, ocos nos entrenós e lenhosos. Servem para rocas, para canas de pescar, para apoio de plantas trepadeiras (feijão) e para outros fins (joeiras, por exemplo). As folhas, quando tenras (grelos) eram usadas pelos miúdos para produzir sons quando sopradas.
-Caramujo (Trochus colubrinus). Molusco comestível. Fervido, salgado ou de escabeche. Uma delícia.
-Carqueja: Planta associada muitas vezes à giesta. Os ramos novos desta planta, depois de convenientemente esmagados por causa dos espinhos, constituem um excelente alimento para o gado. A carqueja é conhecida em Portugal pelo nome de tojo.
-Cavala/chicharro: Peixe abundante nos mares da Madeira. A par do chicharro constituia a ementa dos pobres/camponeses.
-Centeio: Graminea cuja farinha só, ou associada á do trigo, serve para fazer um pão escuro, mas saboroso. A palha da planta é utilizada no fabrico de chapéus.
-Cevada: A cevada cevada é cultivada principalmente na região baixa mas, nalguns sítios, vai até às proximidades da serra. A sopa de cevada é um dos alimentos das populações campesinas da Madeira, e a farinha serve para confeccionar rosquilhas e biscoitos. Uma vez torrada serve para fazer café. A palha é utilizada na cobertura de cabanas e na alimentação do gado.
-Corricar: Significa, em linguagem familiar, fazer rapidamente pequenos percursos em variadas direcções.
-Corsa: Veículo de arrasto, de forma rudimentar, destinado ao transporte de carga.
-Couve: Cultivada por toda a parte para fins alimentares. Servem não só para fazer sopa, mas também para cozer, cortadas em pequenos pedaços ou com farinha de milho.
-Damasqueiro: Árvore originaria da China, muito cultivada na Madeira. Os seus frutos que aparecem em Junho e Julho, variam muito no tocante ás dimensões e mesmo à cor, havendo uma variedade de damascos a que chamam pretos, cujo epicarpo apresenta a cor de certas ameixas.
-Dente de Cão. Dá-se este nome às ligeiras camadas de neve com a forma cristalina, que aparecem nas serras depois dos grandes frios. Estas camadas de neve provêm da congelação rápida do vapor de agua em contacto com os corpos em que elas aparecem. As geadas ou dente de cão costumam aparecer na costa do norte acima de 600 ou 700 metros. Quando há frios cortantes e demorados, costumam dizer os campónios que está caindo dente de cão.

Sem comentários: