segunda-feira, 22 de junho de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde pequeno (G e H)

-Gado: Expressão usada no campo para designar todo o tipo de animais domésticos.
-Gafanhotos: De longe em longe aparecem na Madeira alguns gafanhotos vindos da costa africana. Desconhceço se aqueles que eu brincava em criança, apanhados na erva carota, vinham de África. Também admito que possa estar a confundir com grilos embora estes produzam um som agudo pelo atrito das pernas contra os élitros.
-Gaiado: Peixe que se conseome fresco sobretudo no verão e outono. É consumido geralmente depois de salgado e seco ao sol. O gaiado tamb+ém pode ser conhecido por bonito.
-Gaivota: Ave que povoou a minha infãncia sobretudo quando se tirava areia na foz da Ribeira da Janela. Não sabiamos distinguir espécies pelo que admito que também poderaim ser garças ou galinholas.
-Gavião: Ave que faz o ninho sobre as árvores. É também conhecida pelo nome de fura-bardos (Não confundir com a gvina).
-Giesta: Arbusto muito comum. É muito usada para adubo das terras, e com os seus ramos fabricam-se cestas, gigas e outros pequenos artefactos.
-Goiabeira/Goiaba: Árvore originaria das Índias Ocidentais. Com os frutos (goiabas) confecciona-se um doce muito saboroso. A goiabeira é hoje muito menos frequente que outrora.
-Gomo: parte das laranjas ou limões.
-Gorgulho: Praga que ataca o grão e as farinhas.
-Grama: Graminea com espigas. É muito comum na Madeira e os seus rizomas são emolientes e diuréticos.
-Granizo: Confunde-se na Madeira com a neve. A queda do granizo nas serras é acompanhada ou precedida muitas vezes de trovoadas, e traz sempre como consequência um abaixamento da temperatura.
-Grão de Bico: Leguminosa cujas sementes servem para alimento do homem. Uma vez torradas e reduzidas a pó, são empregues como sucedâneas do café à semelhança da cevada.
-Guelra: parte dos peixes que é deitada fora depois de limpa. Pode servir de isca ou engodo.
-Hera: Planta trepadora. É utilizada para bardos e para revestir muros. A água de heras serve para lavar e tingir os tecidos pretos. As cordas chamadas de hera são fabricadas não com as fibras, mas com os ramos delgados e flexíveis da planta. É com estas cordas que é uso segurar o bagaço das uvas nos lagares.
-Heréus: Espécie de herdeiros das levadas-Hortelã: Planta cujas folhas, uma vez deitadas no leite, dão-lhe um sabor particular.
-Herva-Pombinha: Também conhecida por Molarinha. A infusão da molarinha ou herva-pombinha é usada nas afecções cutâneas.
-Herva-Cidreira: Planta empregue em infusão como sudorífico e nas digestões laboriosas e afecções nervosas.

Sem comentários: