sexta-feira, 19 de junho de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde pequeno (E e F)

-Ensaião ou Saião: planta cujo suco é usado interna e externamente no tratamento das lesões ou feridas produzidas por quedas, etc.. Também serve para tornar mais rijas e duráveis as linhas de que se servem os pescadores na pesca. Há um outro ensaião que é cultivado nos jardins e cujo suco das folhas é aconselhado contra os calos.
-Entrosa: Assim se chama a uma aprumada escarpa. É u lugar na Ribeira da Janela.
-Escalracho: É o nome de uma planta mas também se aplica a um lugar ermo de difícil acesso.
-Espadana: Planta cujas folhas glaucas e longas, uma vez cortadas em tiras depois de murchas, servem para ataduras. É comum os agricultores usarem para 'baixar a vinha' nas latadas. O suco das folhas de espadana tem sido aconselhado contra as moléstias cancerosas.
-Estrepe: Bocado de lenha ou farpa que se mete nas mãos ou nos pés e que tem de ser removida com auxílio de alfinete ou agulha sob pena de infectar e causar pus.
-Faia: Árvore ou arbusto que produz boa lenha, e os seus caules são utilizados para estacas em muitos pontos da costa norte. A sua casca é taninosa, a sua madeira é de cor baça, puxando às vezes a rosado.
-Fajã: Na Ribeira da Janela há várias. Conheço a Fajã das Selhas, a Fajã da Amoreira, a Fajã Redonda, a Fajã das Nogueiras, a Fajã do Manuel. Constituem, em geral, um solo de notável fertilidade. Na Fajã do Manuel naufragou, no ano de 1856, uma galera de nacionalidade inglesa, tendo morrido 15 pessoas das vinte e uma que trazia a bordo.
-Fanal: Esse sítio maravilhoso da Ribeira da Janela
-Fava: Leguminosa muito cultivada na Madeira. É originaria da região Cáspica e do norte de África. A fava de escabeche é um óptimo 'dente'. Quando verde faz sopas suculentas. A planta é um óptimo 'adubo' para a terra. Na Ribeira da Janela até se cultiva debaixo das latadas.
-Feiteira: Feto muito comum nas serras da Madeira. Nalgumas localidades chega a atingir dois metros de altura. A feiteira é utilizada como adubo e para cama de animais.
-Feno: Recebem este nome as ervas que são consumidas pelos animais depois de secas.
-Fetos: São conhecidas no arquipélago da Madeira 41 espécies de fetos indígenas e 4 naturalizadas.
-Figueira do Inferno: Três espécies são conhecidas por este nome na Madeira, sendo duas delas indígenas e uma cultivada. É frequente nos terrenos do litoral. O látex produzido pelos ramos cortados de uma destas espécies, é utilizado pelos pescadores para cegar ou atordoar o peixe que aparece nas poças à beira-mar.
-Folhado: Árvore existente em muitos pontos da Madeira. Tem folhas oblongas e flores brancas, aromáticas, dispostas em cachos. Os troncos novos e os rebentões dão magníficos bordões. Da madeira fazem-se colheres, fusos, etc.. As folhas e os tenros ramos são utilizados para alimentar as vacas.
-Frangolho: Papa feita com farinha de cevada ou de trigo. A cevada e o trigo destinados a esta papa são moidos em moinhos de mão, e a farinha é peneirada, mas quando se usa da cevada, seca-se ligeiramente o grão ao calor do lume, antes de ir para o moinho.
-Funcho: Planta frequente na região baixa da costa sul da Madeira. Os seus frutos são estimulantes e carminativos. Faz um óptimo chá.
-Furado: Nome que se dá na Madeira aos túneis.

Sem comentários: