terça-feira, 30 de junho de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde pequeno (N e O)

-Nabo: Tubérculo muito cultivada nas hortas madeirenses por causa das suas raízes alimentares. Existe o branco e o roxo. É também comum designar-se de 'nabo' quem não tem jeito para nada.
-Não-me-deixes: Planta muito cultivada nos jardins da Madeira e cujas flores variam muito de cor.
-Nespereira/Nêspera: Árvore introduzida na Madeira em 1846 ou 1847. Frutifica de Fevereiro até Junho e é oriunda do Japão. Os frutos carnudos e acerbos, antes da colheita, são açucarados e saborosos.
-Nogueira: Árvore originaria da Europa austro-oriental e da Ásia, e produz frutos a princípio verdes e depois negros, com o caroço (noz) sulcado. A amêndoa é a parte comestível destes frutos. A madeira da nogueira é muito procurada para certas obras de luxo, e a casca da árvore fornece uma tintura castanho-escura. O chá das folhas e da parte externa dos frutos (epicarpo e parte do mesocarpo) emprega-se internamente para purificar o sangue.
-Novelos: Planta muito cultivada no Monte, Santana, Camacha e em diversas outras localidades da ilha. Tem flores azuis ou rosadas, geralmente estéreis, dispostas em corimbos amplos.
-Orquídeas: Planta ornamental. Na haste repetem-se pequenas flores purpúreas e inodoras, reunidas em espigas ás vezes alongadas. Cultiva-se, sobretudo, em cântaros.
-Orvalho: É o vapor de água que se depõe em pequeníssimas gotas sobre a terra e as plantas em virtude do resfriamento produzido pela irradiação nocturna. Os madeirenses chamam sereno ao orvalho, reservando este último nome para designar a chuva miúda.
-Oregãos: Planta indígena, muito frequente na Madeira. Tem cheiro e sabor agradáveis, e flores reunidas em espigas. É usada nas cozinhas e pode substituir a manjerona.
-Ouriços do Mar: Existem diversas espécies. Vivem em abundância nos charcos perto da costa, não sendo aproveitados porém como alimento.

Sem comentários: