quinta-feira, 25 de junho de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde pequeno (M)

-Maçarico: É nome de planta mas é também nome de um aparelho a petróleo que serve para chamuscar porcos.
-Macela: planta muito cultivada, sobretudo na Camacha. O chá dos seus capítulos é estimulante e tónico, podendo servir externamente para combater certas inflamações dos olhos.
-Madre de Louro: Espécie de 'barbas'que aparece com frequência nos troncos dos velhos loureiros. Pode atingir 20 centímetros de comprido e é produzida por um fungo. Associada à aguardente, constitui um hemostático muito usado na Madeira, sendo também empregue como hemenagogo.
-Mangerona/orégãos: Erva aromática de uso culinário. Também é conhecida pelo nome de orégãos.
-Manilha: A medição das águas fazia-se outrora por manilhas, anéis e penas, contando cada manilha 16 anéis e cada anel oito penas. A manilha é uma medida pouco usada hoje. Serve para designar as tubagens (feitas de betão ou lusolite) que atravessam as estradas.
-Manta: Ave da família Falconida, que se encontra principalmente na região alta da Madeira e que contrói os seus ninhos nas rochas, sobre os loureiros, etc..
-Maracujá: Existem de várias espécies. A primeira espécie (maracujá amarelo ou inglês) e a segunda (maracujá roxo) são as mais apreciadas na ilha. Diz-se que o sumo dos frutos é útil no tratamento das moléstias cancerosas.
-Marmeleiro: Arbusto cultivado na Madeira, onde os seus frutos são muito procurados para a preparação da marmelada. 0 sumo do marmelo é útil das diarreias, e o chã das sementes pode ser usada contra a tosse.
-Massaroca: Muito cultivada na Madeira. Para além de dar milho, pode ser cozinha inteira, na sopa, juntamente com as semilhas ou na brasa.
-Mau olhado: conotado com a inveja e com o poder de fazer mal aos outros através do olhar.
-Melro Preto: Ave indígena da Madeira e que faz os seus ninhos sobre as árvores de pequeno porte. A postura tem lugar geralmente em Maio e Junho. Os machos têm um canto forte e agradável. O melro preto apresenta algumas vezes manchas brancas.
-Moleirinha: Zona sensível no crânio das crianças e que não se deve forçar sob pena de causar mazelas.
-Morangueiro: Alguns nascem de forma espontânea. Os morangos produzidos nas hortas são grandes e muito estimados; os das montanhas são pequenos mas saborosos. Os rizomas do morangueiro são usados em chá contra icterícia.
-Morcegos: Mamíferos que voa. Os morcegos são animais insectívoros e que só aparecem durante a noite, passando os dias escondidos em lugares escuros (grutas, concavidades), suspensos pelos membros posteriores.
-Moreias: Conhecem-se na Madeira a moreia pintada, manchada de amarelo, a moreia serpente, também com manchas amarelas, e a moreia preta. A primeira destas espécies vive nos baixos fundos; a segunda e a terceira, junto da costa.
-Morgado: Para além da instituição/cargo, o termo designa todos aqueles que são abastados.
-Moscas: Há várias espécies. A mais comum das quais é a Musca doméstica, insecto importuno que vive principalmente nas habitações e suas proximidades. A mosca varejeira também é comum, e as moscas verdes aparecem nas árvores, nos dejectos dos homens e animais etc.. É uma mosca que, depondo os ovos sob a pele do gado bovino, provoca pelas suas larvas os tumores que aparecem com uma certa frequência no gado. As feridas são debeladas por uma mistura de enxofre e azeite/óleo.
-Murganho: Pequeno mamífero roedor muito comum na Madeira. Multiplica-se com grande facilidade e nutre-se de tudo quanto encontra. Rói os soalhos e as portas, e abre ás vezes extensas galerias dentro das casas.
-Musgo: Há 189 espécies de musgos no nosso Arquipélago. A função pela qual me recorda a memória é servir para enfeitar presépios e lapinhas, no Natal.

Sem comentários: