terça-feira, 21 de julho de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde criança (R)

-Rabaçal: Sítio pitoresco hoje muito badalado por causa da construção ou não de um teleférico em plena laurissilva.
-Rajão: Instrumento musical de cinco cordas, muito conhecido do povo madeirense. Os campónios dão-lhe a seguinte afinação: ré, sol, dó, mi, lá, mas os tocadores do Funchal quando afinam o instrumento, fazem muitas vezes as três primeiras cordas subir uma oitava.
-Rãs: Conhecem-se duas espécies destes batráquios na Madeira. Uma introduzida pelo antigo Conde do Carvalhal no primeiro quartel do século XIX, vive hoje em quase todos os charcos da ilha; a outra, pequena espécie de cor verde, vive nas árvores de alguns jardins do Funchal, desconhecendo-se a época em que foi introduzida.
-Ratos: São muito vulgares na Madeira onde causam grandes devastações. Tanto o murganho como as outras espécies são animais importados, sendo de crer que viessem para o arquipélago nos tempos da colonização.
-Reclame: Palavra popular para designar publicidade.
-Rede: Espécie de maca usada na Madeira para o transporte de pessoas.
-Regedor: Actual cargo de presidente da Junta de Freguesia.
-Rego: Concavidade longitudinal que se faz num terreno para as plantações.
-Risco: É um dos pontos do Rabaçal mais dignos de serem visitados por causa dos majestosos panoramas que deles se desfrutam. Deriva o seu nome do risco que correram os trabalhadores para executarem os trabalhos da construção da levada na rocha elevada e cortada a prumo onde caem as águas. O poço do Risco, situado ao fundo da ravina e a cerca de 80 metros abaixo da levada, merece também ser visitado, mas não se pode lá chegar sem algum trabalho.
-Romarias/Festas: O povo dos campos da Madeira, geralmente de carácter alegre e expansivo, tem nas romarias uma das suas principais distracções. Entregue quase todo o ano a trabalhos que exigem um grande dispêndio de forças e de energia, ele procura nesses divertimentos o esquecimento das agruras da vida e algumas horas de deleite para o seu espírito generoso e bom.

Sem comentários: