sábado, 1 de novembro de 2008

Até faisca!

A empresa 'Electricidade da Madeira' vai empreender uma nova campanha de substituição de 250 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes e 50 mil balastros convencionais por electrónicos, para o período 2009 e 2010.
A ideia é POUPAR energia.
Nada contra, tudo a favor.
Acontece que não é líquido que os louros sejam assacáveis à EEM e ao Executivo regional.
Por um lado porque os 2% de redução do consumo de energia que se diz ter alcançado de Março de 2008 até hoje (campanha de substituição de mais de 200 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas) não se terá ficado apenas a dever à iniciativa da EEM.
É que, o consumidor, por iniciativa própria, porque não é burro, substitui, ele próprio as lâmpadas sem ter de recorrer às da EEM. Além disso, a conjuntura económica de aperto também faz poupar energia.
Daí que também não seja líquido que o Executivo venha puxar dos galões ao dizer que para os próximos dois anos, se prevê uma redução adicional do consumo superior a 2%. Essa meta até poderá ser alcançada e superada mas graças, sobretudo, ao consumidor final.
Tal como ao consumidor final, em última análise, e por consciência ecológica mais apurada, se prevê o incremento de energias renováveis para 27%, em 2017, sendo que já em 2010 se espera atingir uma contribuição de 21,5% do total da energia emitida.
Agradeçam ao Zé Povinho!

Sem comentários: