quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Memórias: Lendas e supertições (ditos populares) II

Já ouviram falar da 'cruz de cabelo' e do seu poder de afastar o demónio. Pois é, um homem com uma cruz de cabelo ao peito é abençoado. Pelo menos é nisso que a crendice popular acredita. Também existe a crença de que o sétimo filho de um casal será um lobisomem e que a sétima filha será bruxa.
O mês de Agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto (não se deve casar). Se as orelhas ficarem quentes de repente, é porque alguém está a falar mal de nós. Vestir, sem querer, uma peça de roupa ao avesso, não é bom sinal. No Ano Novo, usar roupa interior azul dá boa sorte. bater 3 vezes na madeira, afasta maus agouros ou maus espíritos.
No casamento, se qualquer dos nubentes ao colocar a aliança no dedo do outro, a deixar cair, isso é sinal de infelicidade. Não se deve brincar com a própria sombra porque pode trazer doença. Não se deve contar as estrelas porque faz nascer verrugas. Não cortar as unhas à sexta-feira, porque nesse dia está o diabo a cortá-las. Entrudo borralheiro, Páscoa soalheira. Ter comichão na palma da mão esquerda significa que tem de pagar, se for na mão direita tem a receber. Cortar o cabelo a uma criança tira-lhe a força.

Sem comentários: