sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Memórias: O fundo do Funéu

Em pequeno ouvia recorrentemente a expressão "fundo do Funéu". Quem a usada dava-lhe um tom dramático como se tal local fosse penoso, uma espécie de inferno. Sei que se trata de um lugarejo na freguesia da Ribeira da Janela e, de facto, fica num sítio ermo e de difícil acesso.
Desconheço a origem do nome e não creio que ele tenha a ver com a definição que vem no Dicionário de português. Este diz que Funéu é um substantivo/nome masculino que se refere a um "cordão que passa por dentro de uma bainha, permitindo que esta se franza ou desfranza".
A decomposição da palavra que deriva do latim 'fune', "corda" + 'éu' aponta para aí mas tenho outra leitura/explicação para a origem do nome Funéu, da Ribeira da Janela. Não que nesta freguesia não se usem funéis (cordéis ou elásticos) dentro de bainhas de saias, cuecas e afins mas por outra razão.
Creio que se deve ir a outra raiz para explicar o lugar chamado Funéu. Talvez a 'Funel' (funéu), Funil (infundíbulo). É que o lugar em causa é afunilado. Um abismo.
Quando alguém dizia "fundo do Funéu" era ao abismo que se referia. Querendo com isso corporizar um lugar de onde é difícil sair. Mandar alguém para o "fundo do Funéu" era o mesmo que mandar para o inferno.

Sem comentários: