quarta-feira, 14 de maio de 2008

Hora das bestas

Trata-se de um mero desabafo o que passo a escrever:
"Agir inteligentemente implica, muitas vezes, combater fenómenos como a casmurrice, a cristalização mental e o erro sistemático ou mesmo a infelicidade". Esta é uma citação do livro de Vitor Rodrigues "Teoria Geral da Estupidez Humana" que guardo na prateleira da minha humilde boblioteca.
Foi um livro que devorei aquando da minha passagem pela academia. O livro é delicioso do ponto de vista da análise social e recomenda-se. Existe uma outra passagem que reza assim: "Determinadas horas do dia são incomparavelmente mais favoráveis à manifestação da estupidez do que outras. Trata-se de um estranho fenómeno de bestificação que tende a ocorrer, invariavelmente, entre as oito e as dez horas da manhã e as cinco e as sete horas da tarde". É a chamada "hora das bestas" que em última análise culmina na hipocrisia, essa faculdade que, segundo o autor, "está instituída em muitos locais sendo tolerada e até ratificada implicitamente por muitos estúpidos credenciados".
Concluiu o autor que "hoje em dia é muito mais importante convencer os outros de que se é uma certa coisa do que sê-lo de facto".
O articulista deixa estas três últimas notas de rodapé também retiradas do livro supra-citado:
1ª) "Uma coisa é percepcionar as coisas de maneira estúpida e outra é só percepcionar coisas estúpidas".
2ª) "O perfeito estúpido tem um excelente domínio da sua própria actividade que lhe permite mexer-se quando seria inteligente ficar quieto e ficar quieto quando seria inteligente mexer-se".
3ª) "O estúpido gosta de se presumir pessoa importante, certamente orgulhosa das suas proezas no combate à inteligência".
Para bom entendedor....

Sem comentários: