sábado, 8 de agosto de 2009

Memórias: Palavras que aprendi desde criança (T)

-Tabaibeira: Planta originária da América tropical. Os frutos da tabaibeira são doces e frescos e os ramos (vulgarmente folhas) carnudo-suculentos e constituem um bom alimento para o gado, depois de limpos dos respectivos espinhos. As cascas de tabaibos aproveitam-se na alimentação dos porcos.
-Tangerineira/tangerinas: Árvore que dá um fruto pequeno mas saboroso.
-Tentilhão: Ave comum nas zonas arborizadas da região. Tem bonita plumagem e canto agradável. Confecciona o seu ninho com raízes e colmos de gramíneas, sendo o interior forrado de lá, cabelo ou penas. Faz uma postura de 4 ovos, que podem variar desde o verde ou azul claro até o avermelhado, passando pelo azul carregado.
-Til: Laurácea de 15-30 metros. Encontra-se nas florestas do interior e do norte da Madeira, e produz madeira com cerne e borne bem delimitados, este branco, aquele negro. Uma vez cortada, esta madeira tem um cheiro forte e bastante desagradável, que só desaparece completamente passados anos. A madeira do til é de excelente qualidade e muito usada para móveis e diferentes outras obras (tipo fusos).
-Tomateiro: Os seus frutos (tomates) duma acidez agradável, são muito utilizados na cozinha madeirense.
- Tomateiro Inglês: Solanacea com folhas cordiformes e bagas globosas. Estas bagas são comestíveis, e prepara-se com elas um doce muito saboroso.
-Toutinegra: Pequena ave que pertence à família Turdida.
-Traças: Algumas espécies atacam os estofos e os tecidos de lá, ao passo que nos livros é a larva branca que causa grandes devastações. Para afugentar as traças dos móveis em que se guardam roupas, empregam os madeirenses as pimentas, os cálices e operculos do eucalipto, a cânfora e a naftalina.
-Trapiche: É um sítio no Funchal mas, metaforicamente, é empregue quando se quer dizer que alguém não dispõe de todas as suas faculdades mentais.
-Tremoceiro: Leguminosa muito cultivada na Madeira. Para fazer perder às sementes do tremoceiro o seu amargor, torna-se preciso cozê-las em água contendo alguma cinza e carvões, e depois fazê-las macerar em água durante uns oito dias, devendo esta ser renovada duas vezes no dia. Também usam colocar os tremoços em sacos nas águas correntes das ribeiras, o que abrevia bastante o trabalho da preparação dessas sementes. O tremoceiro é muito utilizado para a fertilização das terras, sendo frequentes vezes cultivado exclusivamente para tal fim. Sobretudo debaixo das latadas de vinha. À semelhança da fava.
-Tremores de terra: É a expressão popular para referir-se a sismos.
-Trevo: Este nome serve para designar um grande número de Leguminosas com folhas 3-foliadas. São plantas muito adequadas á alimentação dos gados. Encontrar um trevo com quatro ou mais folhas dá uma sorte dos diabos!
-Trigo: Que dizer do sustento de várias famílias! E dos alqueires e moios que se iam moer aos Lamaceiros!
-Tromba-de-água: Uma grande chuvada num curto espaço de tempo e num único local.

Sem comentários: