terça-feira, 22 de setembro de 2009

Memórias: Fisgas

A fisga era um dos brinquedos mais populares entre os rapazes do meu tempo de criança. Pela sua natureza, a fisga é um objecto que permite projectar pequenas pedras a média distância, com algum grau de precisão, dependendo da destreza do atirador.
A fisga era um óptimo complemento das aventuras e brincadeiras de criança. A aventura começava logo na construção da 'arma'. Uma forquilha toda polida, um pedaço de cabedal para servir de suporte à pedrinha/munição (geralmente recortado de uma bota ou sapato velhos), tiras de visgo (borracha) -retiradas de câmaras de ar de pneus-, arame fininho.
Eram estes os componentes essenciais. O mais estava ao critério do artista. Até havia uns que cobriam as hastes da forquilha de visgo.A fisga acompanhava sempre a rapaziada. Ia no bolso de trás até para a escola.
Era usada, quase sempre para atirar contra os pássaros, de modo especial os melros pretos. Metia brincadeiras que implicavam destreza, como atirar contra alvos feitos por latas ou garrafas
de vidro.Menos recomendável era o seu uso para partir vidros e lâmpadas da iluminação pública e danificar a fruta nos pomares dos vizinhos. Também pouco recomendável era o seu uso nas "guerras" da pequenada, quais cowboys de fisga em riste.
Como munições eram necessárias as indispensáveis pedrinhas, de preferência do tamanho de uma cereja, ou até mais pequenas, quanto mais regulares melhor, pois eram as que garantiam um tiro mais certeiro. Um bom atirador de fisga andava sempre com os bolsos cheios de pedras.

Sem comentários: