quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Memórias: O chofer e o cigarilha

Na minha terra cigarrilha significa ajudante de chofer de camiões e não tem qualquer conotação com o tabaco. O cigarrilha (creio que é assim que se escreve e não sigarrilha ou cigarrila ou sigarrila) era o braço direito do motorista, o ajudante do camionista. Removia as pedras da estrada, acondicionava a carga, orientava a carga e a descarga. Sobretudo no transporte de urze e feiteira da serra.
Mas qual a lógica de chamar cigarrilha a um ajudante de motorista?
Se a expressão 'chofer' deriva do francês 'chauffeur' e significa motorista, condutor, já a palavra 'cigarrilha' não sei de onde deriva. Sei que a um chofer pode estar associado um cigarrilha, mormente quando se tratam de veículos pesados de transporte de mercadorias (camiões).
Sei que o significado que aprendi desde pequeno para cigarrilha não é o mesmo que vem nos dicionários e apontam para um objecto (versão mais curta e estreita do charuto). O cigarrilha quase que fazia parte da bagagem e ninguém podia contratar um sem o outro. Era a companhia do chofer nas viagens para qualquer eventualidade. Nem que fosse só para fazer companhia e não deixar o motorista adormecer ao volante.
Mas ele tinha outras tarefas: ajudava a acondiconar a carga para que o camião não virasse, amarrava as cordas com os laços e nos pontos certos e cobria a carga de lona grossa, se fosse caso disso. Era também ele que tirava as pedras que se entalavam entre pneus, que providenciava para que o chassis aguentasse, que deitava o combustível tirado de bidões de 200 litros porque, na serra, não havia bombas de gasolina por perto. E que varria a carroçaria no final de cada viagem.
O ciclo repetia-se.
Muitas vezes viajava de costas na carroçaria do camião para que a cabina fosse ocupada pela família de quem contratou a viagem. Nada que não estivesse habituado, calejado já pela poeira, pelo vento e pelas chuvas que tisnam a pele.
A minha homenagem a eles!!

2 comentários:

simplesmente disse...

mas que democracia é essa que só dá hipótese de votar no centro e na direita? nunca esterava isso do Emanuel. Enfim andando e aprendendo que o pior é conhecer as pessoas.

3RRR (Henrique Freitas) disse...

Já dizia o meu avô quando eu comecei a conduzir "Antes de tu conduzires já eu era cigarrilha"