segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Memórias: Fontanários

Antes de haver um sistema de fornecimento de água canalizada, as nascentes, fontes, fontanários e chafarizes tinham um papel fundamental. É uma pena que alguns desses pontos estejam abandonados.
Como resultado do abastecimento de água potável ao domicílio, os fontanários passaram 'à história', caíram em ruínas ou cobriram-se de mato. Não havia sítio na Ribeira da Janela que não tivesse um. Lembro-me de um perto da casa da 'menina dona', nos Casais de Baixo. Para passar a estrada foi desmantelado com a promessa que iria ser reconstruído noutro local... até hoje.
Lembro-me de outro, também nos Casais de Baixo, perto da casa da 'Jenuairinha', abandonado há anos e substituído por outro a não mais de 20 metros de distância dali.
Os fontanários estavam para as gentes do campo como os pelourinhos para as vilas e cidades.
Por altura do São João, a alegria e o convívio entre as pessoas levava-as a enfeitar os fontanários, numa rivalidade saudável entre sítios.Havia fontanários muito bem construídos, com pormenores arquitectónicos deliciosos. Alguns com azulejaria da mais rica para a época.
A ADRAMA, através do programa 'Leader', tem financiado -e bem- a recuperação de alguns fontanários, por toda a ilha e também no Porto Moniz. Mas o esforço tem de continuar. O património agradece. Como se agradecem outros contributos para a valorização do património edificado da Ribeira da Janela.
Lembro que o PDM do Porto Moniz, publicado em Abril de 2004, classifica como "Imóveis de interesse público e valor local", Valores que se propõe para futura classificação na freguesia da Ribeira da Janela as seguintes construções:
a) Ponte da Ribeira; b) Igreja da Ribeira da Janela; c) Casa do Dr. Jardim, nos Casais da Igreja; d) Casa da Sr.a Maria Helena, nos Casais de Cima; e) Til centenário (árvore) nos Casais de Cima; f) Levada dos Cedros, na serra do Fanal; g) Antigo caminho municipal —Ponte da Ribeira-Fanal; h) Caminho antigo da ribeira Funda passando pela Passada.
MÃOS À OBRA!

Sem comentários: