segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Memórias: Uveira-da-serra





A uveira-da-serra (Vaccinium padifolium) é um arbusto da família dasEricácias, que integra as associações arbustivas do último andarfitoclimático da Ilha da Madeira.
Para além de ser uma pioneira extraordinária no processo de recuperação da formação vegetal primitiva da cordilheira central, auveira-da-serra produz, em abundância, bagas ricas em vitamina A, compropriedades adstringentes, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Estes "mirtilos" exclusivos da Madeira são bastante agradáveisquando consumidos frescos e produzem uma excelente compota, que, segundo atradição popular, deve ser usada contra a tosse e a gripe.
A população da Ribeira da Janela sabe que é possível conciliar de forma harmoniosa a conservação da Natureza com a apropriação dos seus recursos.
Desde pequeno aprendi a colher as bagas sem danificar as plantas, lavar os frutos para retirar impurezas e observar a cozedura e o processo de feitura da compota. A compota faz-se adicionado açúcar na proporção de um quilo de baga para meio quilo de açúcar.
Posso dizer-vos que os que nunca comeram "doce de uva-da-serra" ficarão surpreendidos com a
qualidade deste produto genuinamente madeirense.

nota: imagens da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal.

Sem comentários: