terça-feira, 19 de maio de 2009

Memórias: Canais de lava

"Em diversas partes da Madeira encontram-se grutas escavadas na lava basáltica, em geral da mais recente data, que se formaram por um mecanismo idêntico àquele que em certas regiões vulcânicas do globo, como os Açores e Sandwich, deu origem a formações análogas.
Uma estreita corrente de lava ainda fluida, encaixada em lama ou escorias, escorregava ao longo duma encosta ou duma ravina, ao passo que o seu exterior, perdendo por irradiação grande parte do calor, solidificava-se, deixando o núcleo a uma temperatura ainda bastante elevada para que a fluidez lhe permitisse continuar a deslocar-se.
Resultava assim um canal em que o continente e o conteúdo eram da mesma natureza apenas com a diferença essencial da desigualdade de temperatura.
Esgotado o núcleo pastoso, restava essa espécie de canalização vulcânica, cujo exemplo mais perfeito na Madeira é a caverna situada perto da foz da Ribeira de S. Vicente, a qual poderá medir uns 80 metros de comprimento e uns 4 a 5 de largura.
No Montado dos Pessegueiros, sitio da mesma freguesia de S. Vicente, e no Porto do Moniz, há também destes canais, em correntes de lava moderna, e na costa meridional, tanto a leste como ao oeste do Funchal, observam-se vestígios de túneis desta natureza, na maior parte situados ao nível do mar.
0 Fojo, algar profundo escavado no tufo friável por detrás da linha da costa e um pouco a leste da Ponta da Cruz, parece ser o resultado duma erosão e do desmoronamento de um canal vulcânico que em épocas remotas ali passava, desembocando no mar, e cujas ruínas, hoje confusamente acumuladas em blocos de lava enegrecida, apresentam superfícies alisadas, com as estrias longas e paralelas que caracterizam as paredes dos túneis de lava. As águas do mar, tendo passado através de uma furna de erosão marinha que próxima existe, e havendo carcomido as rochas subjacentes ao canal, teriam provocado o aludido desmoronamento, ajudadas pela agua da chuva que aflue á fossa, desbastando o tufo e alargando-lhe o âmbito.
Entre o Fojo e a Ponta Gorda, não longe da Muralha dos Franceses, observam-se vestígios semelhantes de outros canais derruídos, rodeados como o do Fojo, de tufo amarelo de lama vulcânica.
Suspensos do tecto de alguns destes túneis, observam-se, como se fossem estalactites ou semelhassem lágrimas batavicas, curiosas excrescências de lava vitrificada a atestar a fluidez da rocha sob a acção de uma temperatura muito elevada. Exemplares dessas excrescências, notáveis pelo tamanho e forma bizarras foram encontrados numa gruta da Ribeira da Janela".
Li esta história no 'Elucidário Madeirense' e fiquei bastante curioso porque não estou a ver onde é que fica esta gruta na Ribeira da Janela.
Se alguém me puder ajudar!!!

Sem comentários: