terça-feira, 19 de maio de 2009

Memórias: o popular Antonino

Não passa despercebido nas festas de Verão. Todos o conhecem na freguesia e fora dela. É extrovertido e fez carreira como empresário na Venezuela.
O restaurante "El Barquero", em Caracas, apresenta-se como "a embaixada dos mares" e tem uma clientela fiel há mais de 30 anos.
Ei-lo a falar na primeira pessoa, sobre a sua terra, numa 'peça' que saiu no 'Correio de Venezuela':
"Pensamentos de um emigrante depois de 30 anos
Se olharmos um pouco para trás, mais ou menos 30 anos, vemos o que tem sido feito no nosso concelho do Porto Moniz e em toda a Ilha da Madeira.
A minha consciência diz que temos que acreditar e ter fé só num governo presidido pelo Dr. Alberto João Jardim, para termos a nossa terra com um futuro à altura das melhores Ilhas da Europa e do Mundo.
Com ele, o futuro da 'Pérola do Atlântico' continua em progresso, e não podemos parar uma vez que também somos zona e espaço da União Europeia!
Se paramos com os programas e projectos, outros nos passarão à frente e ficaremos atrasados num Mundo cada dia mais exigente.
Ao longo destes trinta anos, está mais que provado que a forma de ser e seus princípios como homem, como grande líder político, o Dr. Alberto João Jardim é sem duvida o único homem que "empurra" a nossa ilha para o nível das exigências do século XXI, não só na melhor qualidade de vida dos Madeirenses, senão também dando melhores condições para o turismo nacional e internacional, como deve ser.
Desde esta nossa segunda e bem querida Pátria como é a Venezuela, também sentimos o dever de estar sempre agradecidos ao Dr. Alberto João Jardim e ao seu Governo e apoiá-lo incondicionalmente nos seus programas para o melhor e maior desenvolvimento da nossa Ilha da Madeira como é o seu e nosso desejo.
Talvez o emigrante veja a sua terra diferente dos que vivem nela. Até atrevo-me a dizer que é capaz de dar-lhe mais valor que muitos que vivem nela, pois infelizmente há alguns que não sabem ou não querem saber dar o valor do trabalho e obras realizadas nos últimos 30 anos.
Quem emigrou alguma vez conhece o que é estar longe da sua terra, dos seus familiares, e sentir como a saudade nos invade.
Sinto-me orgulhoso de ser madeirense do concelho do Porto Moniz, nascido na Ribeira da Janela, e até atrevo-me a dizer com alegria que somos a capital do Norte.
Antonino da Ponte"

Sem comentários: