sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Memórias: 'Palha-de-aço' e 'Sal azedo'



Nas mercearias não havia a actual esponja que combina com o esfregão verde. Havia 'Palha-de-aço'. Aos rolos, a 'Palha-de-aço' era vendida aos fregueses aos 'bocadinhos'.
A 'Palha-de-aço' ou 'Lá-de-aço' dava para quase tudo. Para a loiça, para as panelas ferrugentas, para limpar soalhos. Dava para esfregar o soalho apenas com água e sabão ou, para quem o tivesse, com aguarrás de limpeza, para as intervenções mais profundas.
Nas casas de banho e juntas de azulejos dava um jeitão. Era o ideal para limpar bicos de fogão. Os bicos eram colocados num recipiente com água e vinagre, deixando actuar durante aproximadamente uma hora. Para terminar esfregava-se com 'Palha-de-aço' para remover a sujidade.
Actualmente, a 'Palha-de-aço' é mais usada na construção civil/carpintaria do que nos usos
domésticos.
Fica a memória!
E por falar em limpezas, ainda sou tempo em que os terreiros das casas, pelo menos uma vez por ano (quase sempre coincidindo com o Natal), eram limpos com 'Sal azedo' diluído em água. Um produto corrosivo (ácido oxálico) que dava cabo do mais entranhado e encardido terreiro. O lodo/bolor não lhe resistia.
Hoje o 'Sal azedo' é mais usado na marinha de recreio para branquear os cascos das embarcações.
Fica também a memória!

2 comentários:

Marcelino Teles disse...

Pois na minha terra a palha d'aço era conhecida por esfregão d'aluminio!
E, para além de esfregar as panelas, nós em criança no Natal, "roubávamos" uns pedacinhos para pegar lume e faze-lo girar para ver saltar a limalha incandescente como fosse fogo de artificio!
Sal azedo, uso agora, porque antigamente o terreiro, em frente da casa de palha, era de calçada e pela Páscoa, antes de passar o Espirito Santo, era preciso mondar com o bico da foice!
Portanto, cada roca com seu fuso, cada terra com seu uso!

Unknown disse...

eu ,passei sal azedo em algumas manchas de madiera, e ela continuou manchada ! o que devo fazer para retirar essa mancha do sal azedo