quinta-feira, 21 de maio de 2009

Memórias: Pico dos Bodes

Há um na Ribeira Quente, nos Açores, mas refiro-me aos da Madeira, mais concretamente ao da Ribeira da Janela -quase na fronteira com a Calheta (porque há um no Jardim da Serra em cujas imediações se encontra a Boca dos Namorados e um miradouro na Fajã da Ovelha com esse nome). Semelhanças com os Açores só na origem vulcânica.
O Pico dos Bodes da Ribeira da Janela é referência no livro de 1836, de Alberto Artur Sarmento, antigo professor de ciência naturais, “Mamíferos do Arquipélago da Madeira”.
Em português dá-se o nome de bode ao macho da cabra, enquanto em inglês o nome de 'goat' aplica-se indistintamente ao bode e à cabra.
Se, por um lado, a cabra simboliza a potência procriadora feminina, fertilidade e abundância, por outro lado o bode simboliza o carácter masculino, vitalidade e energia criativa.
Aparentemente, o vocábulo latino 'caper' (bode) deu origem a 'capriccio' (italiano) e capricho (português), Capricórnio e Capri (também chamada 'Caprae'), uma ilha ao sul de Nápoles (que já visitei), primitivamente dedicada ao 'Goat Lord'.
Só por curiosidade veja a quantidade de provérbios que têm o bode por expiatório:
'A bode capado não apalpes o rabo'.
'Ainda está p'ra nascer quem de bodes há-de entender'.
'Quando um bode espirra é sinal de bom tempo'.
'De bode que recua, espera grande marrada'.
'Um bode morto não teme a faca'.
'Um bode velho não é mais reverenciado por causa da barba'.
'Não é fácil encurralar um bode'.
'Cada bode tem as suas idiossincracias'.
'Por mais que laves um bode, ele cheira sempre a bode'.
'O bode pasta onde está amarrado'.
'O bode só aprende a lição quando lhe golpeiam uma orelha'.
'Nunca te ponhas na frente dum bode, na traseira dum cavalo ou no meio de tolos!'
Isto para além da expressão popular 'bode expiatório', empregue em referência a alguém que é vítima de transgressões alheias.

1 comentário:

Fajã da Ovelha disse...

caro
Emanuel Silva

É verdade que existe um local na freguesia da Fajã da Ovelha (Raposeira do Lugarinho) designado "Pico dos bodes". De facto há quem diga que é onde está o miraouro mas o local é a Sul deste.

P.S. Na proxima semana apresentarei uma imagem do local