terça-feira, 5 de maio de 2009

Obituário: Vasco Granja

Morreu o comunicador Vasco Granja. Só o conheci da televisão, ainda a preto e branco. Desde que, em 1974, deu início ao programa de televisão, denominado "Cinema de Animação", na RTP.
Programa que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Muitos deles vi eu na minha meninice, intercalados com o Tom Sawier, o jovem Marco das montanhas suíças ou o Marco Polo em banda desenhada cuja música ainda hoje consigo recordar: 'Marco Polo es retornato, retornato del oriente...'.
Nesses programas, Vasco Granja dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente dos EUA e Canadá.
Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.
Vasco Granja permaneceu na RTP até 1990. Teve uma breve aparição no programa humorístico de televisão Herman Enciclopédia, em 1998, durante a qual parodiava os seus próprios programas sobre animação.
Na minha meninice, ouvia aquela voz pausada explicar às crianças a origem, o realizador e o contexto em que surgiu o filme de animação X ou Y. Criança que era, interessava-me mais pelo que vinha depois (o próprio filme) do que a explicação sobre, por exemplo, Dziga Vertov.
Lembro-me da Pantera-cor-de-rosa, dos primeiros desenhos a preto e branco do Mickey (Disney), do Bugs Bunny, das histórias de bonecos de plasticina, das sombras chinesas ou ursos de peluche animados, do Speedy Gonçalez...

1 comentário:

amsf disse...

"[...]Marco Polo em banda desenhada cuja música ainda hoje consigo recordar: 'Marco Polo es retornato, retornato del oriente..."

Banda desenhada não é o mesmo que desenhos animados...já ouvi alguém ganhar um concurso radiofónico respondendo banda desenhada quando era desenhos animados!