segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Alerta de Raimundo Quintal


Recebi do ambientalista Raimundo Quintal o seguinte alerta que subscrevo na íntegra:

"Há cerca de 4 anos a Câmara de São Vicente mandou plantar cincotamareiras (Phoenix dactylifera) de grande porte no espaço em frente aosPaços do Concelho.
Qualquer pessoa com sensibilidade paisagística percebe que aquelastamareiras, importadas do norte de África via sul de Espanha, são tão apropriadas para aquela vila, como o atum e a espada para a confecção do
tradicional caldo da romaria.
Mas se não bastasse a péssima inserção paisagística, as referidas
palmeiras devem ter sido plantadas já doentes (sabe-se lá se infectadas peloperigoso Rhynchophorus ferrugineus).
Três já estão mortas, mantendo-se osesqueletos de pé há vários meses (foto em anexo).
Depois das muitas festas de Verão, faço votos para que a Câmara de São Vicente aproveite o Outono para remover as três árvores mortas e as restantes duas que estão pouco saudáveis.
Se me permitem, aproveito a oportunidade para sugerir a suasubstituição por três tis (Ocotea foetens), árvores indígenas da Madeira que povoavam o vale de São Vicente quando ali chegaram as primeiras pessoas.
E já agora, seria bom que a Secretaria do Ambiente averiguasse as causas da morte das tamareiras da vila de São Vicente e de muitas mais, noutros concelhos da Madeira e no Porto Santo".
NEM MAIS

1 comentário:

Scherzan disse...

Duvido que essa câmara municipal vá vfazer alguma coisa. Só lhes interessa vender a imagem da câmara, ainda por cima igual ao estado das árvores...podre por dentro. Nem a aposta na cultura se salva ali.
Enfim...esperamos por dias melhores!
Se não se importa, postarei um link de acesso a esta noticia do seu blog.
Bem haja.