quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Banda sonora madeirense

Um engenheiro civil português compôs a banda sonora para o jogo de vídeo "A Vampire Story" (Uma História de Vampiros), que será lançado internacionalmente no final de Outubro pela empresa norte-americana de Bill Tiller.
Pedro Macedo Camacho tem 29 anos, nasceu e reside no Funchal, na Madeira, começou a estudar música aos 16 e iniciou a sua carreira no mundo dos videojogos em 2006.
Tudo começou quando reparou numa nota num site no qual reconheceu o estilo de pintura igual à saga do "Monkey Island" da autoria de Bill Tiller de que era fã, informando que a empresa estava a contratar artistas gráficos.
Determinado, decidiu arriscar e enviou uma composição que fez em dois dias. Na semana seguinte, foi o próprio Bill Tiller que lhe telefonou a elogiar o trabalho apresentado. A escolha foi muito demorada e competitiva, sobretudo por ser um compositor desconhecido, e só quatro meses depois é que tudo ficou decidido: foi contratado para desenvolver o projecto de toda a banda sonora do jogo, com a duração de 67 minutos, em Fevereiro de 2007.
Bill Tiller é considerado um dos ilustradores mais influentes nesta indústria, trabalhou em várias empresas, como a Lucas Arts, Midway e ArenaNet, antes de decidir criar a sua própria empresa, a Autumn Moon Entertainement.
Entre os seus trabalhos mais conhecidos está a saga de jogos "Monkey Island" da Lucas Art, "Indiana Jones and the Fate of Atlantis".
Sobre onde foi buscar a inspiração para os diferentes temas, Pedro Camacho afirma que "as ideias surgiram da própria arte gráfica do autor, Bill Tiller".
No que diz respeito à sua formação musical, Pedro Camacho começou em 1995, com 16 anos, quando começou a estudar composição no Conservatório da Madeira com o maestro argentino Roberto Perez.
Dois anos mais tarde, em Lisboa, passou a frequentar a classe de composição do professor Eurico Carrapatoso com quem estudou quatro anos no Conservatório Nacional.
Simultaneamente com ensino clássico teve aulas de jazz incentivado pelo tio, o pianista madeirense Jorge Borges.
O lançamento do jogo está previsto para finais de Outubro nas principais capitais mundiais, no Dia das Bruxas, podendo surgir um pouco mais tarde em Portugal.

Comentário: É a isto e não a outras baboseiradas que se chama exportação de inteligência. Parabéns ao Pedro Camacho!

Sem comentários: