Comemora-se hoje o Dia Mundial da Terceira Idade, proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção do Mundo para a situação financeira, social e afectiva em que se vive nessa faixa etária. Apenas uma pequenissima parcela da população idosa aufere rendimentos suficientes para levar uma existência minimamente aceitável.A maioria, infelizmente, passa bastantes dificuldades, competindo aos filhos suprir as necessidades económicas dos pais quando estes atingem uma idade avançada e, sobretudo, distribuir-lhes carinho idêntico àquele que deles receberam enquanto foram jovens.
Socialmente, nada há mais triste que abandonar idosos em lares (e nos hospitais), não permitindo a cooperação e a partilha de saberes entre as diferentes gerações.
Conta-se que, há muitos anos, numa terra longínqua, sempre que alguém atingia uma idade avançada, o seu filho entregava-lhe um cobertor e abandonava-o num monte, onde ficava a aguardar a morte.
Certo dia, um idoso, ao chegar a sua vez de ser deixado no referido monte, devolveu o cobertor ao filho, dizendo-lhe: "fica com ele, assim já terás dois cobertores para te aqueceres quando também chegar a tua vez de para aqui vires".
Só então o filho se apercebeu de quão terrível era aquele costume e trouxe o pai de volta ao seio familiar.
Fica a lição!!

Sem comentários:
Enviar um comentário