segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Nova espécie


O geólogo Raimundo Quintal, dirigente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, fez-nos chegar este fim de semana uma informação importante:
Num dos percursos pedestres realizados pela Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal com vista à sensibilização e à descoberta da Natureza foi literalmente descoberta uma nova espécie.
No percurso realizado a 06 de Outubro de 2007, três dos associados - Tânia Freitas, Luiz Franquinho e Emanuel Rocha - encontraram, entre o Pico das Pedras e a Cova da Roda, no concelho de Santana, um curioso fungo que lhes suscitou uma atenção especial.
Os Amigos, dedicados estudiosos do mundo dos fungos, nunca tinham visto no meio natural e nos livros outro cogumelo com aquela morfologia.
Depois de fotografado, foi colhido e enviado para análise a um micólogo de renome internacional, o Professor Francisco de Diego Calonge, do Real Jardim Botânico de Madrid.
Aquele investigador concluiu tratar-se duma espécie nova para a ciência, tendo-lhe atribuído o nome de 'Phallus maderensis'.
A sua descrição taxonómica e as fotografias foram publicadas no boletim da Sociedade Micológica de Madrid (nº 32, de Setembro de 2008).
Um hino à virilidade madeirense!
Mais uma exportação de inteligência!

3 comentários:

amsf disse...

Será comestível?!
As senhoras que o digam!

Scherzan disse...

LOLL

helena herek disse...

Desde criança conheci um cogumelo bem parecido a este, nós chamava-mos de noivinha por ter um véu envolto a ele, com mau cheiro,ao ver este me lembrei daquele cogumelo fedido...