sexta-feira, 3 de abril de 2009

Memórias de infância: Azeite de Louro

Desde há muitos anos que os loureiros começaram a despertar a curiosidade do povo madeirense. Na Ribeira da Janela também foi assim.
A utilização dos frutos do loureiro para o fabrico do conhecido azeite de louro foi resultado dessa curiosidade.
As bagas maduras, são recolhidas entre Setembro e Novembro. Lembro-me de, em pequeno, por uma vez ou outra, ter ido à serra colher o fruto para a minha tia fazer o azeite. Assim como ia colher a baga da uveira da serra (arbusto endémico da Madeira) com a qual se faz um excelente doce caseiro e que tem também propriedades medicinais.
A sabedoria popular diz que o azeite de louro é um “remédio milagroso”, pois cura quase todos os males, internos e externos, sobretudo cicatrizante, problemas de circulação sanguínea, casos de gangrena e do tétano, reumatismo, males de estômago, da garganta e do fígado.
Uma colher de azeite de louro, duas vezes por mês é óptima na prevenção de doenças cardio-vasculares. O azeite de louro é também usado para friccionar as articulações com o objectivo de diminuir as dores reumáticas.
As bagas do louro são também um dos alimentos preferidos do nosso pombo trocaz (Columba trocaz) que está a dar cabo das couves dos agricultores e das saborosas nêsperas.

6 comentários:

Paulo Alexandre Silva disse...

como se faz o azeite de louro? é possivel dizer-me como é que os madeirenses faziam o azeite de louro?
utilizo no tratamento da pele da minha filha agua floral de louro, fruto de destilação em casa da folha do louro, mas pretendia fazer azeite de louro, por ser mais concentrado e fazer melhor tratamento.
Contacto:
pechepa@gmail.com

Cumprimentos
Paulo Alexandre

Unknown disse...

É bom ver na blogosfera um pouco da nossa cultura e sabedoria popular. Tal como o Paulo fiquei curioso quanto ao método usado para fazer o azeite de louro. Investiguei um pouco e descobri que existe o método da prensagem a frio e um outro que aproveita melhor a baga mas produz um azeite de qualidade inferior. Gostaria de saber qual o método usado e que tipo de equipamento utilizavam para a produção do azeite.
Cumprimentos

Paulino Caetano

Sara disse...

Eu acho que também para esse tipo de coisa como uma criança é importante, porque então você comer coisas que fazem a infância e lembrar por que eu sempre vou alimentar na la caballeriza

Unknown disse...

Gostaria de saber como se toma o azeite de louro, se é uma colher de sobremesa ou de chá.
Tambem gostaria de saber se são tres dias seguidos de 15 em 15 dias.
Comprimentos
Marco Freitas

Unknown disse...

Marco, o azeite de louro é normalmente tomado em gotas em chá ou com agua, devido á sua concentração. Para uso interno tem de ser doseado em gotas e não em colheres, quando é para uso externo como em massagem ou em fricções,pode ser usado em quntidade superior.

janette disse...

Sou madeirense o azeite de louro é feito das bagas. É estraido como o azeite de oliva tem de ser cozido é espremido e depois deixar subir o azeite ke fica pot cima tirando com uma colher é tem de ser feitos em lagares especiais é espérer ate Nao sair mais as bagas deitamos fora assim com da agua ke fica so o oléo ke sobe é bom.